
Neste dia 25 de março, festa litúrgica da Anunciação do Senhor, as Irmãs Filhas da Caridade renovaram seus votos religiosos. Em Laranjeiras do Sul, a celebração ocorreu às 7h, com uma Santa Missa presidida pelo padre Sebastião Gulart, na residência das religiosas.
A Irmã Lucia Anita Caçol explicou que, diferente de outras congregações que fazem votos perpétuos, as Filhas da Caridade realizam a renovação anual dos votos nesta data especial. “Nesse dia da Anunciação, renovamos nossos votos de obediência, castidade, pobreza e serviço aos pobres. Não fazemos votos perpétuos; nossos votos são renovados todos os anos durante essa celebração”, esclareceu a religiosa.
Atuantes em diversas frentes sociais, as Filhas da Caridade dedicam-se integralmente ao serviço dos mais necessitados. “Nós servimos aqueles que mais precisam, atuando na educação, saúde, em vilas carentes, atendimento aos idosos, pastoral da criança, escolas e asilos. Este é um dia muito especial para nós, marcado pela renovação do nosso compromisso com Cristo e com os mais pobres”, afirmou Irmã Lucia Anita, que também assessora a Pastoral Catequética na Diocese de Guarapuava.

A religiosa aproveitou o momento para agradecer o apoio e carinho da comunidade diocesana: “Temos irmãs que realizam trabalhos de catequese nas paróquias e colaboram ativamente nas pastorais. Quero agradecer imensamente a todos vocês, da nossa diocese, pelo carinho e acolhida dedicados às Filhas da Caridade. Que Deus abençoe e retribua com muitas graças as suas orações e todo o apoio oferecido a nós. Muito obrigada e que Deus abençoe a cada um. Um grande abraço e, para nós, feliz renovação hoje!”
Ao comentar sobre a renovação dos votos religiosos das Irmãs, o bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, destacou a importância desse momento:
“Tenho certeza de que essa renovação dos votos religiosos expressa um compromisso que se reassume com o compromisso batismal, de viver para Deus e construir seu Reino na terra. Que este momento de renovação seja, para cada irmã, um tempo de reencantar-se com a pessoa de Jesus e com o seu Evangelho. Que Deus as fortaleça na missão, permitindo que continuem sendo sinal do amor divino pela humanidade, especialmente para com as pessoas mais pobres, que estão sob o vosso cuidado e responsabilidade, na missão confiada à congregação.”

Uma resposta
São pessoas abnegados que yratam a todos e todas com muito carinho