
Neste domingo, 2 de fevereiro, quando a Igreja celebra a Festa da Apresentação do Senhor, a Diocese de Guarapuava comemora sua padroeira, Nossa Senhora de Belém. Às 6h da manhã, acontece o Caminho de Belém. Às 7h30, inicia-se a entrega dos churrascos, e às 10h será celebrada a Missa Solene, presidida pelo bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, com a procissão e bênção das velas.
Às 12h30, haverá o almoço festivo. Quem não adquiriu ingresso poderá optar pelo kit churrasco ou pelo filé na tábua, servido na praça de alimentação. As barraquinhas com diversas guloseimas estarão abertas das 10h às 18h.
No período da tarde, a programação segue com o bingo, às 15h; o sorteio “Amigos de Belém”, às 17h; e o encerramento da festa. Às 19h, acontece a Missa em ação de graças.
Último dia da novena
A novena da festa da padroeira, Nossa Senhora de Belém, neste sábado (01), terá a celebração das 15h, presidida pelo padre Osmar, da Paróquia Imaculada Conceição, do distrito da Palmeirinha.
Já às 19h15, quem preside é o padre Matheus Kurta, reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém. O tema da novena hoje é “Céu: Com Maria aprendemos que nossa esperança é a vida eterna”. A bênção especial será para as vocações religiosas e leigas.
Programação diversificada
Neste ano, a programação contou com uma grande novidade: a abertura, no dia 23 de janeiro, foi marcada pelo 1º Círio de Belém, uma procissão luminosa que percorreu as ruas centrais da cidade, partindo do Santuário Diocesano.
Sob o tema geral “Nossa Senhora de Belém – peregrina da esperança”, a novena, iniciada no dia 24, ocorreu em dois horários, às 15h e às 19h15.
A festividade contemplou diversas atividades religiosas, culturais e sociais. No domingo (26), 520 atletas participaram da 12ª edição da Corrida da Padroeira. Nos dias 24, 27 e 31 de janeiro, houve bênção para veículos e condutores.
Na parte gastronômica, destaque para a tradicional Noite da Costela Minga, realizada na sexta-feira (31). As barraquinhas ofereceram pratos como filé na chapa, espetinhos, pastéis, bolo de Belém e outras delícias que movimentaram a festa.
Caminho de Belém
O Caminho de Belém, uma caminhada de 12,7 km, que parte da nascente do Rio das Mortes e segue até o Santuário, no centro da cidade, teve neste ano 1.000 inscritos. O percurso recria o trajeto feito pelos primeiros colonizadores, reforçando a devoção a Nossa Senhora de Belém.
Segundo a tradição oral, em 1818, os primeiros colonizadores europeus enfrentaram uma batalha difícil contra os povos originários na região. A senhora Laura Rosa da Rocha Loures, que carregava consigo uma imagem de Nossa Senhora de Belém, fez uma promessa: caso sobrevivesse, construiria uma capela em homenagem à Virgem. Cumpriu sua promessa, e a capela fundada por ela deu origem ao atual Santuário Diocesano. O rio onde ocorreu a batalha recebeu o nome de Rio das Mortes.
Inspirado em peregrinações como o Caminho de Santiago de Compostela e o Caminho da Fé, em Aparecida (SP), o Caminho de Belém surgiu para oferecer uma experiência espiritual aos fiéis. Segundo o padre Jean Patrik, pároco e um dos idealizadores do percurso, atualmente o trajeto tem 12,7 km, mas essa é a menor rota da peregrinação, já existem trajetos planejados de 40 km e 75 km.
Esta será a quarta edição do evento, que tem atraído cada vez mais devotos em busca de oração, reflexão e superação pessoal. Além da experiência espiritual, os peregrinos poderão obter indulgências plenárias, conforme as orientações da Igreja.
Mais do que uma caminhada, o Caminho de Belém é um encontro com Deus e com a própria fé. Todos são convidados a viver essa experiência transformadora!