
Nesta sexta-feira (14), o bispo diocesano de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, acolheu os seminaristas das etapas do Propedêutico, Filosofia e Teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava.
Em 2025, a Diocese de Guarapuava conta com sete seminaristas no Propedêutico, seis na etapa do Discipulado (Filosofia) e seis na etapa da Configuração (Teologia).
A programação teve início com um momento de oração seguido de um café com os seminaristas, Dom Amilton e os padres reitores dos três seminários da diocese. Em seguida, os seminaristas participaram de um encontro com o bispo.
Mensagem de acolhida
Na ocasião, Dom Amilton expressou sua alegria em receber os seminaristas e destacou a importância da vocação e do caminho formativo:
“Em primeiro lugar, tivemos a mensagem da acolhida: eles são bem-vindos! Os que já estão no seminário agora avançam para novas etapas, enquanto os que ingressam iniciam esse processo formativo no Propedêutico. Estávamos ansiosos pela chegada de cada um. Bem-vindos à Igreja Particular de Guarapuava! Bem-vindos a uma caminhada de crescimento, entrega e renúncias por causa de Cristo e da construção do Seu Reino.
Conversamos também sobre a necessidade de trabalharmos em nós mesmos, cultivando alegria, disponibilidade e abertura aos apelos de Deus e às novidades do Espírito. Falamos, ainda, sobre a renúncia: abrir mão de coisas boas em vista de um valor maior, que é Jesus Cristo e o projeto do amor de Deus para nossas vidas. Esse é o chamado ao qual devemos corresponder ao longo de nossa caminhada vocacional.”
Os três seminários da Diocese de Guarapuava
Localizado no bairro Santana, em Guarapuava, o Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém recebe os novos seminaristas que iniciam sua formação no Propedêutico. O reitor é o padre Matheus Kurta.
Os sete seminaristas que ingressam nesta etapa são:
- Gustavo Henrique Hoffmann – Nova Tebas
- Elias Manoel de Oliveira – Nova Tebas
- Pedro Lucas Barros Azevedo – Nova Tebas
- William Souza Maciel de Oliveira – Palmital
- Rodrigo Chagas de França – Candói
- Luciano Alves – Candói
- Erik Vitor Ribeiro dos Santos – Palmital
Seminário Jesus Divino Mestre – Filosofia
Os seminaristas da etapa do Discipulado, que cursam Filosofia, residem no Seminário Jesus Divino Mestre, localizado junto à Paróquia Santa Cruz Nossa Senhora das Dores, no bairro Santa Cruz, em Guarapuava. O reitor é o padre Everton Pavilaqui, que também coordena a formação na diocese. Em 2025, seis seminaristas cursam Filosofia.
Seminário Maior de Teologia São Paulo VI – Teologia
A última etapa antes da ordenação sacerdotal, a Teologia, é cursada no Seminário Maior de Teologia São Paulo VI, em Curitiba. O reitor é o padre Edmar Eing. Neste ano, seis seminaristas da diocese estão na etapa da Configuração (Teologia).
O papel dos formadores
Dom Amilton também fez questão de reconhecer e parabenizar os padres formadores pelo seu “sim” à missão de acompanhar a caminhada vocacional dos seminaristas:
“Em cada etapa da formação, há homens que, em nome da Igreja, se dedicam à missão de formar nossos futuros sacerdotes. O trabalho dos reitores e formadores é fundamental para que possamos ter padres bem preparados, comprometidos com Cristo e com o povo de Deus.”