Na noite desta terça-feira (04/02), a Paróquia Bom Jesus sediou a primeira reunião de 2025 com os coordenadores paroquiais da catequese do Decanato Centro.
Um encontro de espiritualidade e formação
O encontro teve início com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, proporcionando um tempo de oração e reflexão para os participantes. Em seguida, todos se dirigiram ao salão paroquial, onde deram continuidade às atividades.
No primeiro momento, houve um breve estudo do Diretório Nacional de Catequese (DNC), com foco no tema “O ministério da coordenação e a organização da catequese”. O estudo ressaltou a importância do coordenador paroquial como guia na missão catequética, reforçando seu papel fundamental na caminhada de fé das comunidades.
Partilha de experiências e desafios
Em seguida, os coordenadores tiveram um espaço para partilhar suas experiências sobre o início das atividades catequéticas em suas paróquias. Embora a catequese com os catequizandos esteja prevista para começar em março, cada coordenador pôde compartilhar os desafios e alegrias desse período inicial, abordando temas como:
- Formação dos catequistas
- Inscrições dos catequizandos
- Primeiros encontros com os pais
Esse momento de troca permitiu que os coordenadores se apoiassem mutuamente e buscassem soluções em conjunto para fortalecer o trabalho catequético.
Confraternização e motivação para a missão
Ao final da reunião, a equipe de catequese da Paróquia Bom Jesus ofereceu um lanche aos participantes, criando um momento de confraternização e fortalecimento dos laços entre os coordenadores.
Esse primeiro encontro do ano foi um importante momento de alinhamento e motivação, permitindo que cada paróquia traçasse estratégias para fortalecer a catequese em suas comunidades e seguir na missão de evangelizar e formar novos discípulos de Cristo.
Thiago, coordenador na Paróquia Perpétuo Socorro em Guarapuava, disse que o encontro foi maravilhoso. “Pudemos entender mais o nosso diretório e também trocar experiências com outras paróquias. Assim conseguimos aumentar o “leque e possibilidades” na Pastoral da Catequese para o bom andamento com os catequistas”.
Jorge Teles com Dany Souza