Estamos há aproximadamente 40 dias do Natal e a Liturgia de hoje nos convida a celebrar um acontecimento da vida do menino Jesus, a sua Apresentação no templo. Na Bíblia, o número 40 é um número sagrado.
Na 1ª leitura (Ml 3,1-4), Malaquias apresenta o mensageiro da Aliança, que entra no templo para estabelecer um pacto renovador e oferecer a oferenda devida.
A 2ª leitura (Hb 2,14-18) afirma que Jesus é o Pontífice, que estende sua mão salvífica aos homens e expia com sua morte seus pecados.
No Evangelho (Lc 2,22-40) Jesus entra pela primeira vez no templo para ser apresentado a Deus. O texto salienta 3 aspectos:
1) Os pais Maria e José, com o filho Jesus, vão ao templo de Jerusalém para cumprir a dupla prescrição da lei mosaica: apresentação do Menino e a purificação da mãe aos 40 dias depois do parto. Os pais, geralmente, se preocupam em proporcionar educação, instrução, trabalho e boa posição social para os seus filhos, mas isso não é suficiente. Devem consagrá-los ao Senhor, educá-los para uma vida cristã fiel. Educar na fé é muito mais que ensinar práticas religiosas.
2) A Família voltou a Nazaré: “E o menino crescia em idade, sabedoria e graça… diante de Deus e dos homens…”. Oxalá a Família de Nazaré possa ser um modelo para todas as famílias, onde os filhos encontram um apoio para realmente crescer, em idade, em sabedoria e graça.
3) “Luz das Nações”. A profecia de Simeão dá sentido à festa de hoje, a Luz: O que temos feito com a luz que um dia nos foi entregue no batismo? Com tanta escuridão invadindo a terra, não temos o direito de apagá-la nem de escondê-la.
Hoje é dia mundial da Vida Religiosa Consagrada. Parabéns! Consagrados e consagradas. Despertem o mundo!
Bom domingo!
Deus te abençoe.