O ano de 2025 será especial para os católicos em todo o planeta. Após a convocação do Papa Francisco, será vivenciado um acontecimento de grande relevância espiritual, eclesial e social; trata-se do Ano Jubilar Ordinário, com o tema “Peregrinos da Esperança”. Esse Jubileu foi definido pelo Papa como “dom da graça” a ser vivido por meio de peregrinações, indulgências e testemunhos vivos de fé.
O marco inicial do Ano Jubilar será a abertura da porta santa pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no dia 24 de dezembro. Atendendo ao pedido do pontífice, todas as catedrais do mundo também realizarão a abertura no dia 29 do mesmo mês. Na diocese de Guarapuava haverá uma grande peregrinação até a paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, em Guarapuava, de onde sairá uma procissão até a Catedral Nossa Senhora de Belém. Confira a programação:
Na Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores:
-13h: Acolhida dos peregrinos;
-13h10: Rito Penitencial;
-13h30: Confissões;
-15h: Motivação para a Peregrinação;
-15h10: Peregrinação até a Catedral…
Catedral Nossa Senhora de Belém:
-16h: Santa Missa com o Rito de Abertura do Jubileu 2025, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Amilton Manoel da Silva, CP e concelebrada pelos padres da Diocese.
-17h30: Confissões;
-18h30: Encerramento.
Na diocese de Guarapuava, o jubileu vai somar com as Diretrizes Pastorais, que estão norteando a caminhada evangelizadora desde o ano de 2022. Seus pilares são o pão, a palavra, a missão e a caridade. Dom Amilton Manoel da Silva, em sua Carta Pastoral sobre o Jubileu, afirma que “nesses dias pós-pandêmicos, marcados por conflitos e guerras, bem como por polarizações no âmbito social e político, mostrar que ‘a esperança não decepciona’ é um ato profético, um gesto de caridade para com uma humanidade ferida e marcada pela divisão e pelas situações difíceis de cada dia“.
Uma grande programação está marcada para todo o ano de 2025 em alusão ao Ano Jubilar. Quatro igrejas merecem destaque, por serem pontos de encontro das peregrinações. São elas:
- Catedral Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, que receberá as peregrinações do Decanato Centro;
- Santuário Nossa Senhora das Graças, em Prudentópolis, que receberá os peregrinos do Decanato Pinhão;
- Santuário Nossa Senhora da Salete, no distrito Barra Santa Salete, em Manoel Ribas, que receberá os peregrinos do Decanato Pitanga;
- Matriz da paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, em Virmond, que acolherá os peregrinos do Decanato Laranjeiras.
A programação de visitas de cada paróquia será publicada em breve.