Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

3ª Festa da Unidade reuniu mais de 5mil pessoas no Centro de Eventos em Guarapuava

Sábado, 7 de dezembro de 2024. Já no amanhecer um “batalhão” de voluntários organizava as cadeiras pelo imenso salão do Centro de Eventos Cidade dos Lagos enquanto outros tantos se preocupavam em deixar tudo acertado na recepção, no palco, uns nos ajustes do som, telão, enfim muita, mas muita coisa mesmo precisava estar em pleno funcionamento quando os fiéis, vindos dos 4 decanatos fossem chegando. Padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas, eram diversas pessoas envolvidas nesse processo.

O tempo estava nublado e no Centro de Eventos logo a chuva chegaria, pois em diversos pontos da diocese e até mesmo da cidade de Guarapuava já chovia. As duas ou três primeiras caravanas chegaram a tempo de os fiéis não se molharem enquanto desciam do ônibus para acessar o local do evento. Mas a partir daí foi diferente: a chuva chegou forte e permaneceu até o final da festa. Uns desciam com guarda-chuva, outros tentavam se proteger com suas blusas e outros nem se importavam em se molhar. A grande verdade é que isso não tirou a animação daqueles que vieram, mas lamentavelmente impediu que outros tantos viessem, principalmente pessoas das comunidades rurais.

A festa já iniciou com a chegada das caravanas, recebidas com música, sorriso no rosto, abraços. Aos poucos as cadeiras foram todas ocupadas e a animação já contagiava as mais de 5 mil pessoas presentes na festa.

Atenção para o telão! As palavras motivadoras do ano passado para cada decanato: Laranjeiras – esperança, Centro – alegria, Pinhão – disponibilidade, Pitanga – gratuidade, com as fotos de cada paróquia demonstrando como foi vivida durante o ano a virtude, fizeram com que todos observassem atentos a caminhada em suas paróquias.

Entram os estandartes: primeiro o decanato Laranjeiras ao som da música ‘Agora é tempo de ser igreja’, seguida do Centro com a música ‘Eu venho do sul e do norte’, na sequencia as paróquias do Pinhão cantando forte ‘O povo de Deus’ e por fim as paróquias do decanato Pitanga com ‘Eis-me aqui Senhor’.

Três pessoas, por decanato, são chamadas para falar sobre as fotos que foram projetadas no telão e contar onde perceberam, nas imagens, a virtude do seu decanato. Nas respostas ficou nítido que as paróquias verdadeiramente assumiram e viveram a virtude em sua caminhada.

A animação toma conta do ambiente que em seguida fica mais suave com a Celebração da Luz com Nossa Senhora de Belém. ‘Minha luz é Jesus, e Jesus me conduz’ …. enquanto todos cantam acompanhando a banda acontece a entrada do Círio Pascal seguida da entrada da imagem da padroeira Nossa Senhora de Belém. As luzes artificiais se apagam e o clarão neste momento vem das velas que foram distribuídas para cada participante da festa. Em 2024 a caminhada missionária na diocese foi a luz, simbolizada pela vela.

Após a celebração da luz, que se encerrou com a consagração à Nossa Senhora de Belém, mais um momento de animação. Foi muito lindo ver um número tão grande de jovens participando da festa e neste momento concentrados à frente do palco e no corredor central cantando, dançando, louvando.

Pontualmente às 11h o bispo diocesano dom Amilton entra conduzindo Jesus Eucarístico. Em cima do palco, junto com o monsenhor, padre Ailson, dom Amilton conduz a adoração ao Santíssimo Sacramento. Após a adoração crianças tomam conta do palco e cantam a música ‘Guerra dos meninos’ de Roberto Carlos: ‘Hoje eu tive um sonho que foi o mais bonito, que eu sonhei em toda a minha vida…’

Pausa para o almoço. Mesas por todos os cantos – comunhão, partilha e união entre as pessoas e a expectativa para o período da tarde.

No retorno do almoço, padre Jean, padre Edinaldo e padre Paulo animaram a todos. Em seguida dom Amilton, em sua catequese, falou sobre o Ano Jubilar destacando tópicos da sua primeira carta pastoral dirigida aos fiéis da diocese. ‘Na Igreja Particular de Guarapuava: Sinodal, Ministerial e Missionária – Somos Peregrinos da Esperança”.  

Ao final da catequese de dom Amilton todos receberam a Carta Pastoral.

Às 15h, com ainda mais pessoas no centro de eventos, iniciou a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano e concelebrada pelos sacerdotes da diocese. No encerramento, a bênção papal com indulgência plenária e o anúncio do ano jubilar cuja abertura será no dia 29 de dezembro.

Após receberem a bênção os fiéis retornaram para suas casas, já com a expectativa e a vontade no coração de participarem da próxima Festa da Unidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress