“Quem está dentro da catequese tem um olhar, quem está fora tem outro”, disse a Irmã Lucia Anita Caçol, assessora da Comissão da Animação Bíblico-Catequética, ao se referir sobre a caminhada da catequese na Diocese de Guarapuava.
A Pastoral Catequética, conforme a Irmã, durante o ano de 2024 realizou um estudo sobre a caminhada da catequese dentro do diretório diocesano, observando-se também o diretório e diretrizes nacionais. O estudo iniciou-se com as assembleias nas paróquias, posteriormente nos decanatos e concluiu-se com a Assembleia Diocesana da Catequese que reuniu 90% das paróquias, na Casa de Líderes, em Guarapuava, no sábado (23).
Durante a assembleia foi refletido sobre a formação do catequista, a presença dos pais na catequese e celebrações eucarísticas, sobre a ausência das crianças nos encontros, entre outros assuntos.
A assembleia também contou com a presença dos padres Anselmo Freski, da equipe de coordenação da catequese e Adriano Toczek, decano do Decanato Pinhão.
O bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva presidiu a celebração no início da assembleia. Dom Amilton ressaltou a importância do trabalho que é realizado por todos os catequistas e pela coordenação que tem levado adiante o projeto iniciado há alguns anos. “Tem dado certo! Todos tem abraçado essa causa necessária e ao mesmo tempo urgente na nossa Igreja, que é a Iniciação à Vida Cristã (IVC)”, disse.