Os leigos e as leigas desempenham papel fundamental na Igreja, seja na coordenação de uma comunidade, no conselho de pastoral, na coordenação ou participação em pastorais, movimentos e organismos.
Ser leigo atuante é ter consciência do chamado de Deus a participar ativamente da vida e da missão da Igreja, vocação recebida no momento do batismo.
Leigos e leigas, religiosos e religiosas dos quatro decanatos da Diocese de Guarapuava foram chamados para participarem de assembleias. Na noite da sexta-feira (18),contando com a presença do Bispo Diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, na Paróquia Santos Anjos, aconteceu a Assembleia que reuniu participantes do Decanato Centro.
Na Assembleia foram revisitadas as Diretrizes Pastorais da Diocese e os participantes, em grupos, pontuaram as sombras e luzes na prática das diretrizes e também apontaram propostas.
Na tarde do domingo (20) foi o Decanato Pinhão que esteve reunido na Casa de Líderes em Guarapuava. O trabalho seguiu o mesmo padrão e foi conduzido pelos padres Érico Gurkowski e Itamar Turco. O Bispo Diocesano Dom Amilton Manoel da Silva também esteve presente.