Pesquisar

Paróquia São Roque comemora 25 anos de fundação em agosto

Foto: Thiago Henrique Ferreira da Silva.

“Comunidade servidora do Evangelho.”

Construir uma paróquia é difícil. Não é apenas a estrutura física que faz uma comunidade, mas também o compromisso das pessoas em permanecer perseverantes diante das dificuldades e firmes na fé. De tempos em tempos é preciso olhar para trás, analisar o que já foi feito e planejar o que vem a seguir, sempre em vista da transmissão dos bons valores cristãos para as futuras gerações.

A paróquia São Roque, localizada no município de Boa Ventura de São Roque (PR), está vivendo um desses momentos especiais, por ocasião de seu Jubileu de Prata (25 anos) de fundação. No dia 16 de agosto de 1999 o então bispo diocesano, dom Giovanni Zerbini, formalizou a criação da paróquia, mas a igreja existia desde o ano de 1942, quando os primeiros moradores se instalaram na região e construíram a primeira capela. Inclusive, foi a devoção ao santo padroeiro que deu nome ao município.

Uma intensa programação promete movimentar os 6.378 habitantes da cidade em torno das festividades. Entre os dias 7 e 15 de agosto, haverá a Novena do Jubileu de Prata do Padroeiro São Roque, na matriz. Diversos padres da diocese presidirão as celebrações. No dia 16 de agosto, uma sexta-feira, dia de São Roque, o bispo diocesano, dom Amilton Manuel da Silva, CP, vai presidir a Missa festiva, às 10h.
No domingo, dia 18, será realizada a grande festa iniciando com a Santa Missa, também às 10h, e continuando o dia inteiro, com almoço, binguinho, brincadeiras para as crianças, baile com “Claudinei Som e Banda” e o concurso da rainha da festa.

Em preparação para as festividades do Jubileu de Prata o bispo diocesano fez uma visita pastoral na cidade entre os dias 17 e 20 de julho. Dom Amilton, acompanhado do pároco, padre Erondi Alves da Silva, visitou todas as 20 comunidades rurais, a matriz, vários órgãos governamentais e entidades do município.

Percebi que o povo é de muita fé, simplicidade, acolhida e muita alegria. É um povo que celebra com o padre as Missas e mesmo nas Celebrações da Palavra, sem o padre, o povo se faz presente. A participação é grande, como eu pude perceber na Crisma realizada no dia 20, com o grande número de crismandos, e também no retiro paroquial, onde cerca de 200 pessoas, representantes das comunidades, estiveram presentes recebendo a vela missionária e se comprometendo com o projeto missionário da diocese de Guarapuava, rumo aos 60 anos”, disse dom Amilton.

É uma Igreja viva, em saída, que busca seguir as orientações de seus pastores e é testemunha do Evangelho em todos os lugares”, finalizou o bispo.

Quem quiser conhecer a cidade e, quem sabe, participar das festividades juntos com os boa-venturenses, está convidado. Boa Ventura de São Roque fica a 63 Km de Guarapuava, sentido Pitanga. As celebrações serão transmitidas pelo perfil “Notícias de Boa Ventura”, no Facebook: https://www.facebook.com/nbvboaventura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress