Pesquisar

Padres da diocese de Guarapuava participam de Encontro Nacional de Formadores em Belo Horizonte (MG)

Com informações da CNBB

De 15 a 19 de julho, em Belo Horizonte (MG), os padres formadores de Seminários e Casas Religiosas do Brasil estiveram reunidos para o Encontro Nacional de Atualização para Formadores. Com o tema “Formação presbiteral: uma perspectiva sinodal-missionária”, os sacerdotes tiveram a oportunidade de partilhar experiências, estudar e ter uma vivência sinodal.

O Encontro Nacional da Atualização para Formadores foi realizado de 15 a 19 de julho em Belo Horizonte (MG). Foto: CNBB.

O evento foi promovido pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB Nacional), vinculada à Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (Cmovic) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O bispo auxiliar de São Paulo (SP), dom Ângelo Mezzari, presidente da Cmovic, presidiu a Eucaristia na abertura do encontro. Em sua homilia, destacou o exemplo de São Boaventura, como homem dedicado à formação filosófica-teológica e apresentou o capítulo 10 do Evangelho de Mateus como a primeira diretriz para a formação presbiteral.

O primeiro vice-presidente da CNBB e arcebispo de Goiânia, dom João Justino de Medeiros Silva, contribuiu como assessor na reflexão sobre o tema principal e na formação.

A diocese de Guarapuava foi representada pelos reitores de seus três seminários: padre Matheus Kurta, do Seminário Menor e Propedêutico Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, padre Everton Pavilaqui, reitor do Seminário Jesus Divino Mestre, etapa do discipulado, em Guarapuava, e padre José Alir Moreira, reitor do recém inaugurado Seminário Maior São Paulo VI, em Curitiba, etapa da configuração.

Da esquerda para a direita: padre Everton Pavilaqui, padre Matheus Kurta, dom João Justino de Medeiros Silva e padre José Alir Moreira.

Padre Matheus, ordenado sacerdote há pouco mais de um ano, participou pela primeira vez de um encontro da OSIB. “Ouvir as urgências do Reino de Deus assusta e preocupa um pouco, mas ao mesmo tempo, junto com os formadores do Brasil e com a CNBB, conseguimos com as nossas partilhas caminhar juntos, de forma sinodal e missionária, propondo perspectivas e nos alimentando nessa esperança de sermos continuadores do Reino de Deus, ajudando aqueles que serão os futuros ‘continuadores’ que assumirão as lideranças em nossas paróquias e comunidades”, comentou.

Padre Everton reforçou a importância do encontro com os colegas de outras dioceses. “Foi um momento de ricas experiências, de partilhas, luzes e perspectivas lançadas na formação dos futuros presbíteros da Igreja, também da nossa diocese. Foi um momento rico de encontro com o assessor (dom João Justino de Medeiros) mas também de troca de experiências com outras dioceses e realidades do Brasil”, informou.

Pare José Alir gostou do tema do encontro. “Neste ano, a reflexão sobre a ‘Formação Presbiteral: Uma Perspectiva Sinodal-Missionária’, nos fez compreender melhor as perspectivas que a Igreja, à luz do Concílio Vaticano II e do magistério atual, nos indica para o processo formativo. É um tempo oportuno de escuta, de estudo e de oração que melhor nos inserem no discernimento dos passos e escolhas a serem feitas, tendo presente os eixos que perpassam a construção do Reino de Deus na fidelidade a Jesus: a sinodalidade e a missionariedade”, noticiou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress