Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Encontro Nacional da Pascom reúne mais de 900 participantes em Aparecida (SP)

Jorge Teles com Pascom Brasil

Aparecida (SP) – Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, localizado no Santuário Nacional acolhe até este domingo (14) o 8º Encontro Nacional da Pascom. Mais de 900 pasconeiros e pasconeiras de todo o Brasil participam ativamente das  palestras, seminários, workshops e dos momentos de espiritualidade.

O evento, que iniciou da tarde desta sexta-feira (12), discute a Inteligência Artificial, com o tema “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”.

Da Diocese de Guarapuava participam, além do Bispo Diocesano Dom Amilton Manoel da Silva, 26 agentes da Pascom. Dom Amilton é membro da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB e o responsável pela Pascom.

Na cerimônia de abertura Dom Amilton disse que aprende muito com os pasconeiros e pasconeiras. “Se falamos que os catequistas são os braços direitos das paróquias, pois, são os primeiros a evangelizar as crianças e adolescentes, precisamos incluir nesse processo a Pascom, pois a rapidez na transmissão da palavra pela comunicação também é uma atitude de evangelizar”.

Ouça a íntegra da fala de Dom Amilton

Junto com Dom Amilton estavam na cerimônia de abertura do evento o coordenador nacional e a vice-coordenadora nacional da Pascom, Marcus Tullius e Janaína Gonçalves; o secretário da Pascom, Alex Ferreira; Dom Valdir José de Castro, presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB e o secretário do Dicastério para a Comunicação, Monsenhor Lucio Adrian Ruiz.

Marcus Tullius ressaltou a importância de vivermos o abraço real, assim como destaca o Papa Francisco sobre a cultura do encontro. “Que saibamos sair das avenidas digitais para o cenário real e que possamos juntos viver a alegria do encontro”, disse.

Marcus também falou da importância da presença da Irmã Élide Maria Fogolari, que estava presente no evento, pois, se o encontro nacional existe, foi por determinação da irmã paulina, que soube abraçar a Pascom e abrir muitos caminhos para a articulação pastoral que temos hoje.

Dom Valdir falou da alegria de estarem todos sob a proteção da Mãe Aparecida, renovando o compromisso com o Evangelho de Jesus e transformando a sociedade pela comunicação, na qual a Pascom é o instrumento e sinal de Cristo nos meios digitais.

Monsenhor Lucio ressaltou em seu discurso a vontade que os pasconeiros e pasconeiras possuem de carregar no coração e de transmitir ao mundo a mudança, transformando o meio comunicado em mensagem de Cristo Ressuscitado.

Na conferência de abertura o Monsenhor falou sobre  “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”.

A segunda atividade do dia foi uma conversa que discutiu o tema “Inteligência Artificial: o futuro no presente”. Este momento teve a participação de Everthon de Souza Oliveira e Aline Amaro da Silva.

Neste sábado (13), duas conferências marcam a manhã do Encontro Nacional da Pascom. A primeira delas, “Comunicadores da Esperança”, será proferida por Dom Amilton Manoel da Silva.

A segunda conferência intitulada Igreja em saída nas rodovias digitais” terá como palestrante o jornalista e professor Moisés Sbardelotto. 

No período da tarde acontecem as atividades temáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress