Pesquisar

Paróquia Nossa Senhora do Rosário comemora 50 anos de fundação

O dia 15 de abril será de grande alegria para a paróquia Nossa Senhora do Rosário e suas 18 comunidades, todas localizadas no município de Rosário do Ivaí (PR). Fundada no ano de 1974, a igreja celebra seus 50 anos de evangelização e cuidado com o povo de Deus.

Apesar da paróquia de ter sido oficialmente instalada em 1974, quando a diocese de Guarapuava dava seus primeiros passos, a religião católica está presente na região desde 1925, quando os primeiros colonos se instalaram e as Missas eram celebradas em latim nas casas das pessoas, poucas vezes ao ano.

A primeira igreja foi construída no ano de 1968, quando a comunidade já pertencia à então recém criada diocese de Guarapuava. Na inauguração da estrutura da comunidade, que na época pertencia à paróquia São Judas Tadeu de Grandes Rios (PR), estavam o primeiro bispo diocesano, dom Frederico Helmel, e os padres Anízio Feirobend e Elpídio Hansen.

No início da década de 70, com o aumento da população e a consequente necessidade de levar os sacramentos cada vez mais longe, em regiões rurais, a presença de um padre em tempo integral se tornou uma urgência. Sendo assim, por ordem de dom Frederico, no dia 15 de abril de 1974 foi fundada a paróquia Nossa Senhora do Rosário. O padre polonês Vincenty Wrosz, da Congregação Sociedade do Verbo Divino, foi o primeiro vigário, nomeado pelo padre João Kônig, pároco de Grandes Rios. Um dos primeiros batizados realizados na nova paróquia foi o de Robson Júnior de Araújo, filho de Antônio Leon de Araújo e Ana das Graças Araújo.

Uma das primeiras iniciativas de padre Vincenty foi a de iniciar a construção de 13 capelas ao longo das diversas comunidades rurais. O sacerdote também lecionava religião nas escolas localizadas na área de abrangências da paróquia e conta-se que durante as Missas se utilizada de um toca-fitas para ensinar os fiéis a cantar as músicas nos ritmos e tons corretos.

Santa Casa de Misericórdia
No dia 14 de março de 1981, a paróquia de Rosário do Ivaí inaugurou a Santa Casa de Misericórdia, uma estrutura de fundamental importância para a cidade e a cada estava ficando cada vez mais populosa. Com estruturas modernas, o hospital foi administrado e mantido pela Igreja Católica até o ano de 2022, quando o município assumiu os trabalhos de assistência aos moradores.

Congregações
É preciso destacar o trabalho realizado por diversos grupo de religiosos e religiosas que ao longo do tempo prestaram auxílios inestimáveis à evangelização. As irmãs polonesas da Congregação de São José permaneceram por quatro anos na Santa Casa de Misericórdia quando esta foi inaugurada. Além atuar na área da enfermagem, também ajudaram na administração da paróquia e na formação dos primeiros catequistas.

A Congregação dos Frades Menores Missionários assumiu os trabalhos de evangelização da paróquia no ano de 2021. O Freis Margon Maykon Milleo e Itacir Fontana estão a cada dia inserindo na comunidade o bonito Carisma Franciscano, de servir a Deus e ao próximo com simpatia, humildade e carinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress