Na próxima sexta-feira, dia 2 de fevereiro, os fiéis de Guarapuava e demais cidades da região se reunirão na Catedral Nossa Senhora de Belém para a tradicional Festa da Padroeira. A Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, dom Amilton Manoel da Silva, CP, terá início às 10h e, antes de seu término, será realizada a procissão pelas ruas da cidade. Após a celebração será servido um delicioso almoço com churrasco, ao valor de R$ 80,00.
A missa concluirá os 10 dias de festa, onde os guarapuavanos tiveram a oportunidade de conviver, rezar e celebrar juntos a devoção a Nossa Senhora de Belém, como tem sido feito há mais de 200 anos. Em 2024 a novidade foi a inauguração da Nossa Torre do templo, que mudou e deu ainda mais personalidade para a paisagem urbana de Guarapuava.
Indulgência Plenária
Durante a Missa da padroeira será concedida a indulgência plenária, ou seja, a eliminação da necessidade da pena temporal no purgatório, devolvendo a alma ao estado de pureza do dia do batismo. Segundo as normas da Igreja, apenas o Papa Francisco pode conceder as indulgências, mas o pontífice concedeu aos bispos a possibilidade da conceder a bênção em nome dele três vezes ao ano, em ocasiões especiais para a Igreja Local. Na diocese de Guarapuava, dois eventos sempre contarão com a concessão das Indulgências Plenárias: a Festa da Padroeira, Nossa Senhora de Belém, e a Festa da Unidade, realizada sempre no início do Advento. Para receber a bênção, é necessário:
1 – Ter a disposição interior do completo afastamento do pecado;
2 – Receber a Santíssima Eucaristia, de preferência durante a Santa Missa na Festa da Unidade;
3 – Se confessar sacramentalmente dos pecados 20 dias antes ou depois da festa;
4 – Rezar segundo as intenções do Papa. Pode ser um Pai-Nosso ou uma Ave-Maria.