Pesquisar

O sim de Maria

Entre os vários personagens do advento, Maria será hoje a grande companheira na caminhada.

Na 1ª leitura (2Sm 7,1-5.8-12.14.16), Davi prepara uma morada para Deus. Davi, já idoso, mostra-se insatisfeito em morar numa casa luxuosa e a Arca da Aliança, sinal da presença de Deus no meio do povo, está numa simples tenda, debaixo de uma lona. Por isso, deseja construir um templo. O profeta Natã lhe diz: “Vai e faz tudo o que tens no coração, porque o Senhor está contigo”.

A 2ª leitura (Rm 16,25-27) é um hino de louvor a Deus, pelo plano de salvação por Ele preparado e que se manifestou em Jesus a todos os povos.

O Evangelho (Lc 1,26-38) mostra a realização da promessa de Deus: Maria recebe o mensageiro divino e pronuncia o seu SIM. Torna-se então a nova Arca da Aliança, a Morada de Jesus, preparada pelo próprio Deus. O anjo a saúda: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”. A alegria de Maria não nasce por se tornar a futura Mãe de Jesus, mas sobretudo porque o “Senhor está com ela…”, antes mesmo de conceber. Deus a convida para ser a Mãe do Messias, que Israel tanto esperava. E como garantia o anjo lhe afirma que até sua prima Isabel conceberá um filho na velhice, “porque nada é impossível para Deus”. Diante disso, Maria dá o seu SIM: “Eis aqui a ‘Serva’ do Senhor, ‘faça-se’ (fiat) em mim segundo a tua palavra.” O “Faça-se” de Deus criou do nada todas as coisas. O “faça-se” de Maria tornou possível a Redenção. Maria torna-se a “Arca da Aliança”, da Nova Aliança, pois ela carregou no seu próprio seio a Palavra encarnada do Pai.

A exemplo de Maria, digamos um “sim” generoso e total ao Senhor, e o nosso coração e a nossa família serão uma “Morada” para o Salvador.

Bom domingo!
Deus te abençoe.
FELIZ E SANTO NATAL!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress