Pesquisar

2ª Festa da Unidade: por uma Igreja Sinodal, Ministerial e Missionária

A primeira edição da Festa da Unidade da Diocese de Guarapuava, realizada em 2022, marcou o início de uma tradição que promete unir ainda mais as 31 cidades e 48 paróquias em um único local, para aprender, rezar, cantar e festejar. Na ocasião, aproximadamente 3 mil pessoas testemunharam o início do Ano Vocacional e a apresentação do Diretório Diocesano de Catequese, que mudaram a rotina dos trabalhos pastorais nas comunidades.

Em 2023, a festa promete reunir ainda mais pessoas, no dia 2 de dezembro, das 8h30 às 16h, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos. O tema central das palestras será “Por uma Igreja Sinodal, Ministerial e Missionária”, em concordância com as Diretrizes Diocesanas de Pastorais, em vigor desde maio de 2023. Também será realizada uma linda Missa, com a presença do coral diocesano, a concessão das Indulgências Plenárias pelo bispo diocesano, em nome do Papa Francisco, e a adoração ao Santíssimo.

Nova edição do Missal Romano
Na 59ª Assembleia Geral da CNBB, os bispos do Brasil aprovaram a nova edição traduzida do Missal Romano, após 19 anos de trabalho. O livro, que contém os textos para as celebrações das Missas no Rito Romano da Igreja Católica, deverá ser adotado por todas as dioceses do país a partir do primeiro domingo do advento em 2023.

A Santa Missa a ser realizada durante a 2ª Festa da Unidade será a primeira a utilizar a nova tradução do Missal na diocese de Guarapuava, e a partir de então todas as paróquias e comunidades o adotarão como guia oficial das celebrações.

Indulgências Plenárias
As indulgências plenárias são a eliminação da necessidade da pena temporal no purgatório, devolvendo a alma ao estado de pureza do dia do batismo. O bispo diocesano pode concedê-la, em nome do Papa Francisco, três vezes por ano. Para recebe-la, os fiéis devem:

1 – Ter a disposição interior do completo afastamento do pecado;
2 – Receber a Santíssima Eucaristia, de preferência durante a Santa Missa na Festa da Unidade;
3 – Se confessar sacramentalmente dos pecados 20 dias antes ou depois da festa;
4 – Rezar segundo as intenções do Papa. Pode ser um Pai-Nosso ou uma Ave-Maria.

Se prepare!
Seguindo a mesma proposta da edição anterior, é esperado pelo menos um ônibus cheio de crianças, homens, mulheres, jovens, padres e religiosas(os) de cada paróquia. Vale lembrar que não haverá praça de alimentação no local, então cada paróquia fica responsável pelos alimentos a serem partilhados. Quem tiver interesse em participar pode procurar a secretaria paroquial para obter mais informações.

Confira o convite do bispo diocesano e algumas fotos da primeira edição da Festa da Unidade, realizada em 3 de dezembro de 2022:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress