Pesquisar

O maior mandamento

A Liturgia focaliza a mensagem principal que devemos anunciar e testemunhar o maior mandamento da lei: “o amor”.

A 1ª leitura (Ex 22,20-26) afirma que o maior mandamento é o amor concretizado através da defesa dos mais necessitados e desprotegidos: estrangeiros (migrantes), viúvas, órfãos, endividados e os pobres. Jesus, no Novo Testamento vai iluminá-lo e aperfeiçoá-lo.

Na 2ª leitura (1Ts, 5-10), São Paulo destaca o exemplo de amor vivido pelos cristãos de Tessalônica. Tornou-se semente de fé e amor, que deu frutos em outras comunidades.

No Evangelho (Mt 22,34-40), Jesus resume toda a Lei no amor a Deus e aos irmãos. Segue o confronto de Jesus com as lideranças judaicas. Alguns afirmavam que o maior de todos os mandamentos era guardar o sábado. Outros diziam que todos os mandamentos tinham o mesmo valor. Ademais , os judeus tinham 613 mandamentos (a maioria proibições). Jesus responde, buscando fundamentação em duas passagens da Bíblia, Dt 6,5 e Lv 19,18. Esses dois mandamentos são a expressão maior da vontade de Deus. É o resumo de toda a Bíblia. Ao longo dos dois mil anos de cristianismo fomos criando muitos mandamentos, preceitos, proibições, exigências, opiniões, pecados e virtudes, que arrastamos pesadamente pela história. Jesus é claro, o essencial da religião é o amor a Deus e o amor aos irmãos.

O que esse Evangelho tem a nos dizer, hoje? Como estamos vivendo esse mandamento?

Bom domingo!
Deus te abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress