No dia 12 de setembro de 2023, a diocese de Guarapuava lembra os 30 anos do falecimento de dom Frederico Helmel, SVD, primeiro bispo. Dom Frederico foi bispo titular de 1966 a 1986. Seu lema episcopal foi “O amor de Cristo me impulsiona”.
Nascido no dia 2 de maio de 1911, na cidade de Lumz am See, na região montanhosa da Áustria, filho de Franz e Mathilde Helmel, Frederico foi o segundo de quatro irmãos, sendo três meninos e uma menina. Desde criança, a vocação para o sacerdócio foi notada pela família que sempre primou pelos estudos como fonte de luz a alimentar a sabedoria. No ano de 1931 ingressou no seminário da Congregação do Verbo Divino e, seis anos depois, em 1937, foi ordenado sacerdote.
Seguindo carisma da Congregação, de ir levar a Palavra de Deus para locais cada vez mais distantes, veio para o Brasil, onde seu excelente trabalho sacerdotal fez com que seu nome fosse indicado e aprovado para o episcopado. Seria, no ano de 1966, nomeado o primeiro bispo da recém-criada diocese de Guarapuava.
Dom Frederico assumiu a diocese logo após a conclusão do Concílio Vaticano II e, por isso, a implantação da diocese de Guarapuava ocorreu ao mesmo tempo em que mudanças significativas aconteciam com a Igreja no mundo inteiro. Os desafios foram grandes, mas seu legado de perseverança, carinho e amor por Deus continua vivo até hoje.