Pesquisar

PRUDENTÓPOLIS: Leigos participam do Encontro de Carismas Leigos Congregacionais da Diocese de Guarapuava

Com informações de Elisabete Mogalski

“Chegou a hora de pastores e leigos caminharem juntos em cada âmbito da vida da Igreja, em todas as partes do mundo” (Papa Francisco).

No dia 28 de maio, domingo de Pentecostes, 72 pessoas se reuniram em Prudentópolis (PR) para o Encontro dos Carismas Leigos Congregacionais da Diocese de Guarapuava. O evento foi realizado no Santuário Nossa Senhora das Graças e assessorado pelo frei Célio Ferreira, OM, coordenador do Núcleo dos Religiosos de Guarapuava. Teve como tema “Povo de Deus em Escuta Sinodal e Carismas Congregacionais com vocação ao serviço da Igreja”.

Os participantes, majoritariamente leigos, representaram 10 congregações presentes na diocese: Verbitas, Saletianos, Caridade Social, Passionistas, Vicentinos, São Paulo da Cruz, São José de Cúneo, Teresianas, Franciscanos e da ordem dos Frades Menores Missionários.

O encontro teve por objetivo “aprofundar a compreensão sobre a Sinodalidade, a fim de fortalecer cristãos leigos e leigas e religiosos no Espírito, inspirados pelos quatro sonhos do Papa Francisco: ‘um sonho social, um sonho cultural, um sonho ecológico e um sonho eclesial’”, informou Elisabete Mogalski, membro da equipe diocesana de Carismas. Elisabete destacou também a atenção da equipe paroquial: “fomos acolhidos com muito carinho pelo pároco, padre Martín Antonio Haubert Stein, e vivenciamos momentos de muita alegria, entusiasmo, partilha, espiritualidade e formação”.

Em todos os momentos, os participantes tiveram a oportunidade de integrar e partilhar os diferentes carismas, em espírito de Sinodalidade, e fortalecer a “Intercongregacionalidade” e a “interculturalidade”.

Sua realização é parte de um processo de reestruturação dos grupos de cristãos leigos que compartilham os carismas das congregações, iniciado em 2021 pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) em parceria com o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress