Pesquisar

Pastoral da Educação realizou encontro regional em Guarapuava

Por Jorge Teles, com a colaboração de Meriele Haçul

Guarapuava sediou no último final de semana, dias 26 a 28 de maio, a Assembleia da Pastoral da Educação, do Regional Sul 2 da CNBB. O encontro reuniu integrantes das dioceses onde a pastoral está implantada. 

De acordo com Meriele Haçul, que foi escolhida como Assessora da Província de Curitiba, o encontro foi pautado em três momentos.

Inicialmente foi revisto o texto das Diretrizes da Pastoral da Educação – Regional Sul 2 e analisado à luz do Evangelho e dos documentos da Igreja, onde foram feitas as ponderações necessárias para o atual momento educacional. O conteúdo será enviado para a revisão editorial e, em seguida, para a impressão.

Padre Vilmar Serighelli, da diocese de Paranaguá, assessor da pastoral, disse que as diretrizes apontam “por onde queremos caminhar com as mais diversas experiências, realidades e mundos que vivemos”.

Padre Vilmar destacou que também foi altamente produtivo o segundo momento do encontro, a formação, com as palestras do médico da área de psiquiatria, Dr. José Cleber Ferreira e da psicóloga Carolina Gomes da Silva, que falaram acerca da saúde e bem-estar mental de professores/educadores e alunos.

Dr. Cleber disse que há uma realidade nas escolas: “professores mais ansiosos, mais angustiados, mas dispostos a buscar alternativas”.

O médico também disse que sentiu os professores preocupados com a falta de limites que muitas crianças, adolescentes e jovens demonstram nas escolas e esperam que os pais estabeleçam certos limites em casa para que o problema não se reflita no ambiente escolar.

O médico também disse que é preciso que os pais, ao sentirem dificuldades, busquem profissionais (psicólogos – psiquiatras) que possam trazer um olhar dessas dificuldades, que são inerentes ao processo familiar, para que eles não se intensifiquem ao ponto de comprometer o desenvolvimento dos jovens.

A psicóloga Carolina insistiu com os professores para que eles tenham cuidado com a sua saúde mental. “São profissionais que tem um direcionamento para o outro. Tem o cuidado com o aluno, com a família e pouco olham para o que sentem, seus medos, anseios, sentimentos. Se o professor não olhar para a sua saúde mental, ele não vai conseguir auxiliar o próximo “.

O bispo referencial para a Pastoral da Educação no Regional Sul 2, dom Edgar Xavier Ertl, esteve presente no encontro. Ele disse que são muitos os desafios da Pastoral da Educação no Regional Sul 2, um deles a falta de lideranças. “A pastoral tem seus altos e baixos, já teve fases excelentes, de envolvimento maior com o mundo da educação. Depois tivemos diversas crises, em especial crises de liderança. A pastoral hoje carece de lideranças, professores e agentes evangelizadores no mundo da educação”.

Dom Edgar também disse que a pastoral tem um perfil muito definido do Evangelho no mundo da educação. São necessários agentes, pessoas apaixonadas, encantadas pela Evangelização no mundo da educação para trazer a educação para dentro da Igreja. A educação, sociedade, família não são isolados. É preciso fazer pontes com os professores, alunos, núcleos de educação, escolas particulares, faculdades, pastoral universitária, traçando um caminho sinodal.

O terceiro momento do encontro foi a eleição da nova Coordenação. De acordo com Meriele a votação foi realizada de forma espontânea onde permaneceu a atual coordenação, apenas com a troca do vice-coordenador e secretária.

COORDENAÇÃO

  • BISPO REFERENCIAL DO REGIONAL: Dom Edgar Xavier Ertl – Diocese de Palmas/Francisco Beltrão
  • PADRE ASSESSOR DO REGIONAL: Padre Vilmar Serighelli – Diocese de Paranaguá
  • COORDENADORA: Rosiana de Moura Proença – Diocese de Paranaguá
  • VICE-COORDENADOR: Diácono Márcio Henrique Lopes – Diocese de Umuarama
  • SECRETÁRIA(O): A definir

ASSESSORIA PROVINCIAIS:

  • PROVÍNCIA DE CURITIBA: Meriele C. F. Haçul – Diocese de Guarapuava
  • PROVÍNCIA DE LONDRINA: Denise Mazzotti – Arquidiocese de Londrina
  • PROVÍNCIA DE MARINGÁ: Vanderli Tasso Schiavon – Arquidiocese de Maringá
  • PROVÍNCIA DE CASCAVEL: Maria Nichetti – Arquidiocese de Cascavel

Padre Valdecir Badzinski, Secretário Executivo da CNBB Regional Sul 2, disse que o encontro tratou de temas que afetam diretamente os educadores por todo o Paraná, também os educandos e suas famílias. “A Pastoral a Educação tem uma capilaridade muito grande e por isso tem uma importância maior ainda, porque são formadores de opiniões, formadores de um futuro da humanidade, por isso a CNBB tem um olhar predileto à estes que se dedicam a educar nas várias dimensões, construindo uma realidade humana chamado humanismo. Muito mais que técnicas e fórmulas: construir, estruturar o ser humano”.

Padre Valdecir agradeceu aos participantes pela dedicação e empenho de cada um, na sua função técnica, baseada nos valores cristãos.

O encontro ocorreu no Centro de Formação São João Diego e contou com a presença de 34 pessoas, professores e assessores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress