Pesquisar

A Igreja

Se nos domingos passados vimos Jesus formando e confirmando a Comunidade para continuar a sua obra, as leituras bíblicas de hoje nos dirão o que realmente é a comunidade cristã (a Igreja).

A 1ª leitura (At 6,1-7) mostra que a Igreja é um povo organizado. Acorre o 1º conflito na Comunidade de Jerusalém e se resolve o problema. Para o serviço dos pobres (viúvas cristãs de origem grega e judaicas) são escolhidos sete homens honrados. Nascia assim o 1º Ministério na Igreja, o Diaconato. Hoje, pode ser chamado de “o domingo dos ministérios”. O episódio nos mostra que a Igreja é uma Comunidade que sempre teve, tem e terá conflitos, mas se deve buscar soluções com sentido eclesial de unidade na pluralidade. É uma Comunidade hierárquica, pois a Comunidade escolhe, mas são os apóstolos que confirmam os escolhidos impondo as mãos. É uma Comunidade de servidores, pois escolheram sete homens “cheios do Espírito Santo”, para o serviço das mesas. O texto apresenta a tríplice missão da Igreja: O Serviço da Palavra, da Liturgia e da Caridade.

Na 2ª leitura (1Pd 2,4-9), Pedro compara a Igreja a um edifício espiritual, no qual Cristo é a “Pedra angular” e os cristãos “Pedras vivas”.

O Evangelho (Jo 14,1-12) é parte do discurso de Jesus na última ceia, agora nos orientando para a sua Ascensão ao Pai; é como o seu testamento espiritual. Ele diz que a Igreja é um povo peregrino. Caminhamos para o Pai, guiados por Cristo, que é Caminho (porque é o único Mediador da Salvação), Verdade (porque é o Revelador do projeto do Pai) e Vida (porque é o Salvador, que nos dá a vida de Deus que ele possui), por isso: “Ninguém pode chegar ao Pai senão por mim”. Ao final, uma morada nos espera.

Que tipo de Igreja estou ajudando a construir na minha Comunidade? Tenho assumido realmente o meu lugar, como cristão?

Bom domingo!
Deus te abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress