
Neste dia 13 de junho a Igreja Católica celebra um dos santos mais populares do Brasil, Santo Antônio de Pádua. Para comemorar a data, duas paróquias preparam os bolos que serão vendidos nesta sexta-feira.
Na Paróquia Santa Teresinha, no Bairro Batel, o tradicional Bolo de Santo Antônio, será vendido neste dia 13, a partir das 9h, no salão social da paróquia. Já na Catedral Nossa Senhora de Belém, no centro da cidade, a partir das 14h.
Uma das tradições mais queridas nas festas em honra ao santo é a do bolo, no qual são escondidas medalhinhas ou imagens do santo. Quem encontra a medalhinha, segundo a devoção popular, será agraciado com uma bênção especial — muitas vezes relacionada a casamento, reconciliação ou um outro pedido.
Seguindo a tradição, hoje muitos fiéis, sempre com respeito e oração, pedem ajuda a Santo Antônio para constituir uma família cristã.
Santo da Palavra e da caridade
Segundo o site do Vatican News, Santo Antônio é reconhecido como “um homem movido inteiramente por Deus”, cuja pregação era capaz de converter multidões, denunciar as injustiças sociais e anunciar a misericórdia de Cristo com profundidade e ternura.
A CNBB recorda que ele é patrono dos pobres, dos oprimidos e dos viajantes, tendo se tornado modelo de missionário franciscano pela sua vida de oração, humildade e caridade.
Sua imagem tradicionalmente traz o Menino Jesus nos braços, uma referência a uma visão mística que teve, onde o próprio Cristo lhe apareceu em forma de criança.
Mais do que um “santo das causas sentimentais”, Santo Antônio é, acima de tudo, testemunha do Evangelho vivido com radicalidade. Sua vida nos lembra que a verdadeira felicidade está em servir, em buscar a verdade com sabedoria, e em confiar plenamente em Deus.