
No último sábado (24), a cidade de Laranjeiras do Sul acolheu mais uma importante iniciativa da Igreja em defesa da criação. O encontro foi realizado na Toca do Leão, um espaço especialmente ornamentado para proporcionar aos participantes uma verdadeira experiência de espiritualidade ecológica e consciência ambiental, em sintonia com a proposta da Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.
Tereza Cionek Grzybowski, uma das organizadoras, avaliou o encontro como um sucesso. “O clima estava ótimo, a comida deliciosa, o espaço extraordinário. A celebração da Missa foi lindamente profunda. Foi tudo muito bonito. Os temas abordados foram tratados com muita seriedade, e o público compreendeu a proposta da Pastoral da Ecologia, não como o mundo a interpreta, mas como a Igreja propõe que ela seja vivida”, afirmou.

O evento reuniu cerca de 60 pessoas e contou com a presença do bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva, do padre Anselmo Freski de Oliveira e Sebastião José Gulart que no início do encontro falou sobre Pentecostes e Esperança – o ano propício para uma conversão integral. O encontro teve a assessoria de Fátima Langbeck, da Diocese de Foz do Iguaçu. O semear da ecologia integral: como difundir a ecologia integral em nossas bases, e Igrejas do sul rumo a COP 30, foram dois momentos mediados por Fátima.

Durante o encontro, foram indicados quatro nomes como possíveis representantes da Diocese de Guarapuava na Pré-COP 30 do Regional Sul 2 da CNBB, que será realizada de 17 a 20 de julho de 2025, em Governador Celso Ramos (SC). Os nomes, no entanto, ainda passarão por consulta com os párocos, Dom Amilton e os próprios indicados, para confirmação da disponibilidade e viabilidade de participação.
Os participantes vivenciaram momentos de profunda reflexão, partilha e formação sobre a ecologia integral, compreendida como o cuidado com toda a criação – planeta, natureza e ser humano. A proposta reforça que a vida humana na Terra depende diretamente do cuidado com o meio ambiente. “Ninguém está dispensado de fazer a sua parte. Essa conversão ecológica é urgente”, destacou-se durante o encontro.
Na celebração eucarística presidida na Paróquia Sant’Ana, também em Laranjeiras do Sul, Dom Amilton destacou a importância do evento: “Tem um grupo lá na Toca do Leão reunido para refletir sobre a Laudato Si’, sobre a casa comum, o meio ambiente, a Campanha da Fraternidade e a questão ecológica. Se eu salvo o planeta, o ser humano também está salvo. Ele precisa respirar, comer, beber água. Estamos todos necessitados uns dos outros — e hoje, os outros precisam de Jesus. Todos precisamos cuidar mais da obra de Deus, como cantava São Francisco de Assis há mais de oitocentos anos.”
