O bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva preside nesta terça-feira, 15 de abril, na Catedral Nossa Senhora de Belém, às 19h, a Missa do Crisma, mais conhecida como Missa dos Santos Óleos. Na ocasião, os padres da diocese renovarão seus votos sacerdotais.

Nesse dia, ao renovarem as promessas sacerdotais, eles renovam, antes de tudo, a sua entrega total a Deus. Toda a comunidade é convidada a participar e a mergulhar no mistério do sacramento da ordem e dar graças a Deus pelo sacerdócio.
É também nessa Missa que o bispo diocesano abençoa os óleos que serão utilizados nos Batismos e nas Unções dos Enfermos e consagra o óleo do Crisma. Porção desses óleos são levados para cada paróquia da diocese.
Os Santos Óleos

Durante a Missa dos Santos Óleos o bispo diocesano realiza a bênção de dois óleos e a consagração de um terceiro, que serão utilizados nos sacramentos ao longo de todo o ano litúrgico.
Na cerimônia, são abençoados o Óleo dos Enfermos e o Óleo dos Catecúmenos. O primeiro é utilizado no Sacramento da Unção dos Enfermos, sendo sinal de conforto espiritual, fortalecimento na fé e, quando Deus assim permite, também de cura física para os doentes e pessoas em situação terminal. Já o Óleo dos Catecúmenos é destinado aos que se preparam para o Batismo, simbolizando a purificação interior e a disposição para acolher a fé cristã.
O terceiro óleo, o Santo Crisma, é solenemente consagrado com a adição de bálsamo perfumado e oração especial. Este óleo é utilizado nos sacramentos do Batismo, da Crisma (Confirmação), na Ordenação Sacerdotal e na Consagração Episcopal. Ele representa a plenitude do Espírito Santo e a incorporação do fiel à vida e à missão da Igreja.