![](https://diopuava.org/wp-content/uploads/2024/12/ebe34cf5-9df9-433c-8220-edb6ef800be9.jpg)
A Igreja celebra entre os dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, a Oitava do Natal. Durante oito dias, os cristãos são convidados a viver a exultação da festa do Nascimento de Jesus. É um tempo de graças para os católicos, que termina com a celebração da Solenidade de Maria, Mãe de Deus. A Oitava de Natal é uma celebração litúrgica que lembra a Encarnação de Jesus, que se fez homem para salvar a humanidade.
Neste período, no calendário litúrgico, há outras festas além da Oitava de Natal, todas com seu grau de importância para a data. Dia 26, festa de Santo Estevão, o primeiro mártir a testemunhar a verdade da pessoa de Jesus. No dia 27 a Igreja celebra São João Apóstolo e Evangelista, que fala mais profundamente sobre o mistério da encarnação.
Em 28 de dezembro há a festa dos Santos Inocentes, que fortalece o sentido do Natal de Jesus, uma vez que Maria e José fugiram com Ele para o Egito devido à ordem de Herodes. Também será celebrada a festa da Sagrada Família no dia 30 de dezembro, momento em que Jesus nasce em uma família para salvar a nossa, mostrando a importância da família em nossa experiência de vida.
A Oitava de Natal termina com a Solenidade de Maria, Mãe de Deus no dia 1º de janeiro. É uma celebração que fala de Maria com Mãe, condição decorrente do “sim” a Deus, profundo, convicto e sincero de Nossa Senhora.