Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cáritas Diocesana de Guarapuava participa de encontro regional em União da Vitória

Uma equipe da Cáritas Diocesana de Guarapuava está em União da Vitória participando do Encontro da Cáritas Regional Paraná, que acontece de 10 a 12 de fevereiro. A atividade integra o calendário oficial da rede no Estado e marca uma etapa importante de Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização das ações para o ano de 2026.

A Cáritas de Guarapuava está representada pelo vice-presidente, professor Cláudio Andrade, e pela agente de integração, Linyng Hung Fuentes, a Lin. A presença da equipe reforça o compromisso da Diocese em atuar de maneira articulada e em comunhão com as demais Cáritas diocesanas e arquidiocesanas do Paraná.

Segundo o professor Cláudio, o encontro reúne “todas as Cáritas do Estado do Paraná, presentes em todas as arquidioceses e dioceses do Paraná. A participação é bastante efetiva dos representantes legais”. Ele destaca que participa na qualidade de vice-presidente, “representando o nosso presidente, o padre Paulo Francini, e também o nosso conselho. Estamos aqui com a nossa colaboradora Lyn, para participar da formação e do debate do planejamento”.

Dom Adenis (Foto: Cáritas PR)

Realizado anualmente no início do calendário pastoral, o encontro reúne representantes de todo o Estado com um objetivo claro: planejar, de forma conjunta e em rede, as ações que serão desenvolvidas ao longo do ano. “É a primeira vez que eu estou participando efetivamente de um encontro estadual. Muito bem recepcionado”, afirmou Cláudio, destacando ainda a presença do bispo referencial da Cáritas no Paraná, Dom Adenis de Oliveira, bispo auxiliar de Curitiba, e da coordenadora estadual, Márcia Ponce, que conduz os trabalhos.

Durante os dias de reunião, cada Cáritas diocesana apresentou relatórios das ações realizadas e projeções para o próximo período. “Todas as Cáritas diocesanas apresentaram uma espécie de relatório das suas ações durante o ano e prospecção de planejamento, para a gente debater e ouvir também os pontos fortes e os pontos fracos, os desafios a serem enfrentados”, explicou o vice-presidente.

Entre as áreas prioritárias debatidas estão meio ambiente, gestão de risco e emergência, migração, refúgio e apatridia, além de programas voltados à infância, adolescência e juventude e à segurança alimentar e nutricional. Cláudio ressaltou que Guarapuava tem atuação significativa nesse campo: “Guarapuava tem uma ação muito forte com as hortas comunitárias e a sempre formação de mais conselheiros e voluntários. Esses encontros a gente tem a oportunidade de aprender, integrar e compartilhar conhecimento”.

(Foto: Cáritas PR)

A Cáritas de Guarapuava também apresentou os desafios enfrentados em 2025, especialmente diante dos impactos ambientais que atingiram a Diocese. “Tivemos um ano difícil em 2025, sobretudo na questão de gestão de risco do meio ambiente, e fomos atingidos por tornados. A resposta da Cáritas Diocesana de Guarapuava foi muito importante, porque ela teve um papel efetivo e protagonista, com o apoio do Dom Amilton, que tem dado apoio em número, gênero e grau à nossa organização”, destacou.

Segundo ele, houve um trabalho intenso de diagnóstico e ação concreta junto às famílias mais vulneráveis. “Houve uma ação muito grande da Cáritas, com diagnóstico da realidade, ações pontuais da nossa equipe e da equipe estadual, com participação de psicólogos, assistentes sociais, equipe técnica, na construção de casas, na doação de materiais de construção e de itens essenciais para as famílias de alto risco”, relatou.

Embora tenha havido ajuda governamental, Cláudio lembra que muitas regiões permaneceram desassistidas. “A Cáritas entrou nesse processo, sobretudo para aquelas pessoas que não foram contempladas com ações governamentais. Pudemos fazer um trabalho de diagnóstico, detectando pessoas e famílias ainda de alto risco e ajudando efetivamente”.

O planejamento construído nesses dias servirá de base para as iniciativas estaduais de 2026, fortalecendo ainda mais a presença solidária da Igreja nas diversas realidades do Paraná. Em comunhão e trabalho em rede, a Cáritas reafirma sua missão de ser sinal concreto da caridade organizada da Igreja junto aos que mais precisam.

Jorge Teles – com fotos da Cáritas PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *