
Na noite desta terça-feira, 10 de fevereiro, a comunidade da Paróquia Santa Clara, em Candói, viveu um momento marcante com a posse canônica do padre Anselmo Freski como novo pároco. A Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, e reuniu fiéis, padres da diocese, seminaristas, autoridades, familiares do sacerdote e representantes de diversas comunidades.
Em sua homilia, Dom Amilton destacou que esta é a primeira experiência do padre Anselmo como pároco, após atuar como vigário paroquial na Paróquia Sant’Ana, em Laranjeiras do Sul. O bispo dirigiu-se diretamente à assembleia, pedindo apoio ao novo pastor: “Tenho a certeza que vocês estarão junto com ele, ajudando ele a fazer uma bonita caminhada, como ele fez lá como vigário paroquial em Laranjeiras do Sul. Vocês estão dispostos a ajudar o Padre Anselmo? Sim. Muito bem”.

Dom Amilton aproveitou para reforçar a importância da sinodalidade, recordando o caminho apontado pelo Papa Francisco e também pelo Papa Leão XIV. “Este ‘sim’ significa caminhar juntos. Mas não adianta a gente caminhar juntos se nós temos ideias diferentes e batemos em cima das ideias. Assim a gente não caminha. A Igreja Católica é uma instituição há mais de dois mil anos porque a unidade é garantida por Jesus. Ele garante a unidade. Agora temos que nos esforçar para viver a unidade com Ele e a comunhão entre nós”. O bispo ainda recordou a imagem do Corpo Místico de Cristo: “Ele é a cabeça e nós somos os membros. E o sangue é o Espírito Santo que circula nas veias desta Igreja, fazendo com que ela não pare o seu dinamismo evangelizador”.
Ao final da celebração, o novo pároco dirigiu palavras emocionadas de agradecimento. Padre Anselmo iniciou voltando-se a Deus: “A Ele toda a honra, toda a glória e toda minha gratidão por me confiar, através da Igreja, o cuidado desta porção do seu povo. Sem o Seu auxílio, nada sou. Com a sua graça, tudo posso realizar para o seu Reino”.

O sacerdote também agradeceu a presença da família, que veio de Pinhão, aos amigos da Paróquia Sant’Ana de Laranjeiras do Sul, aos seminaristas e às autoridades municipais. Em tom de despedida da comunidade anterior, afirmou: “Hoje o meu servir muda de endereço, mas a nossa comunhão no altar de Cristo permanece viva”.
Dirigindo-se aos fiéis de Candói, padre Anselmo destacou quatro pilares que irão conduzir seu ministério: oração, serviço, obediência e comunhão. “Nada faremos sem Deus. Comprometo-me a ser o primeiro a rezar por vocês e com vocês. Não vim para ser servido, mas para ser o servidor de todos. Assumo esta paróquia em total fidelidade ao nosso bispo e à Santa Igreja. E quero trabalhar lado a lado com as comunidades, pastorais, movimentos e grupos, para que nossa unidade seja o maior sinal da presença de Cristo entre nós”.
Padre Anselmo sucede o padre Edinaldo Tonette, que nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, assume a Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Marquinho. A Diocese segue, assim, seu caminho missionário, com novas etapas e novos desafios, confiando que, na unidade e na comunhão, a Igreja continua viva e fiel à sua missão evangelizadora.





