Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Formação sacerdotal na Diocese de Guarapuava inicia 2026 com 24 seminaristas

Oito seminaristas da etapa do propedêutico já estão no seminário

A Diocese de Guarapuava deu início, neste ano de 2026, às atividades formativas dos seus seminários, reafirmando o cuidado com a formação humana, espiritual, intelectual e pastoral dos futuros sacerdotes. Segundo o coordenador da formação, padre Everton Pavilaqui, todas as etapas do processo formativo já estão em andamento ou prestes a iniciar.

“Nós iniciamos as nossas atividades formativas deste ano de 2026 na nossa Diocese de Guarapuava. O Seminário Propedêutico Nossa Senhora de Belém já iniciou as suas atividades. O Seminário de Filosofia Jesus Divino Mestre começa já na semana que vem e o Seminário de Teologia também inicia na próxima semana”, explicou o sacerdote. Ao todo, a diocese conta atualmente com 24 seminaristas. “São nove seminaristas na etapa do Propedêutico, dez na etapa do Discipulado, que é a Filosofia, quatro na etapa da Teologia ou Configuração e um seminarista na etapa da Síntese Pastoral, que faz o seu acompanhamento na Paróquia Santo Antônio, em Rio Bonito do Iguaçu”, detalhou.

Matéria em áudio

A Diocese conta com três seminários, que acompanham as diferentes etapas da formação presbiteral. O Seminário Nossa Senhora de Belém – localizado no bairro Santana, em Guarapuava, acolhe os seminaristas da etapa propedêutica, voltada à maturação vocacional e espiritual antes do ingresso acadêmico. Também em Guarapuava, o Seminário Jesus Divino Mestre – situado no bairro Santa Cruz, é onde os seminaristas cursam Filosofia, aprofundando a formação intelectual e pastoral. Já o Seminário Maior de Teologia São Paulo VI – com sede em Curitiba, é destinado aos seminaristas da etapa teológica, a última antes da ordenação sacerdotal, consolidando a preparação doutrinal e missionária.

Padre Everton avaliou de forma positiva o momento vivido pela formação sacerdotal diocesana e destacou que o caminho formativo apresenta sinais de crescimento. “Curitiba é um caminho consolidado, devido ao espaço que nós conquistamos na faculdade e também pelo espaço cultural que a própria cidade proporciona. A nossa perspectiva é crescer. Estamos com um número expressivo de seminaristas na etapa do Discipulado e as perspectivas para os próximos anos, já a partir deste ano, são muito boas”, afirmou.

Início da caminhada

No Seminário Propedêutico Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, os novos seminaristas foram acolhidos oficialmente neste final de semana. O reitor do seminário, Padre Matheus Kurta, falou com alegria sobre o início desta nova etapa. “Neste dia 8 de fevereiro, tivemos a alegria de acolher nove seminaristas que ingressam no Propedêutico neste ano jubilar da nossa diocese. O trabalho vocacional é fruto de um acompanhamento de longo tempo. Temos jovens que estavam há cerca de cinco anos em acompanhamento e agora decidiram dar esse passo”, explicou.

Atualmente, oito seminaristas já se encontram na casa formativa, com a chegada do nono prevista para os próximos dias. “Estamos aguardando ainda a chegada do nono seminarista, que em breve também estará conosco”, acrescentou o reitor.

Padre Matheus explicou ainda que a etapa do Propedêutico possui uma dinâmica própria, diferente do calendário escolar tradicional. “O nosso calendário não acompanha o calendário escolar. Temos certa liberdade com professores e disciplinas para ajustar as agendas. Nessas duas primeiras semanas, o foco é a adaptação: conversa, conhecimento mútuo, organização da casa e da rotina, porque tudo é novo para eles”, explicou. Ele ressaltou que essa fase envolve desde a convivência comunitária até aspectos simples do cotidiano. “A casa é nova, os horários, a alimentação, o quarto, dividir o espaço com outro colega. Tudo isso faz parte do processo formativo”, completou. Após esse período inicial, as disciplinas têm início com o apoio dos professores que colaboram na formação dos futuros sacerdotes.

Os oito seminaristas que já iniciaram a etapa do Propedêutico são: Luiz Guilherme Schon dos Santos, de Laranjeiras do Sul; Rafael Ferreira de Almeida, de Nova Tebas; João Vitor dos Santos, de Inácio Martins; Junior Antonio Staciak de Lima, de Santa Maria do Oeste; José Augusto de Jesus Freitas, de Guarapuava, da Paróquia Divino Espírito Santo; Kauã Henrique Lopes dos Santos, do distrito de Entre Rios; Murilo Morelli de Oliveira, de Laranjeiras do Sul; e Emerson Gabriel Gonçalves Socha, de Cândido de Abreu. Nos próximos dias, deverá integrar o grupo o seminarista Everton Katzer, também de Cândido de Abreu.

O início das atividades formativas reforça o compromisso da Diocese de Guarapuava com a promoção das vocações sacerdotais e com uma formação sólida, gradual e integrada, em sintonia com a missão evangelizadora da Igreja.

Conheça os seminaristas do propedêutico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *