
O fim de semana de Carnaval será vivido de forma diferente por dezenas de jovens em Guarapuava. Entre os dias 14 e 16 de fevereiro, acontece a 11ª edição do Encontro da Juventude Estigmatina (EJE), um retiro espiritual que, desde 2013, tem marcado a caminhada juvenil na paróquia guiada pelo carisma estigmatino. O encontro será encerrado na segunda-feira, 16 de fevereiro, com a Santa Missa das 19h, na Paróquia Divino Espírito Santo, na Vila Bela, em Guarapuava.
A expectativa é reunir cerca de 70 jovens, principalmente integrantes dos grupos de jovens da paróquia, mas com algumas vagas também destinadas a participantes de outras comunidades. O público é formado por adolescentes e jovens de 14 a 29 anos, com predominância na faixa etária entre 14 e 18 anos. As inscrições estão próximas de serem encerradas.
Segundo a coordenadora da Juventude Estigmatina de Guarapuava, Andressa Maria de Araujo, de 24 anos, o EJE é uma experiência profunda de fé e encontro com Deus. “O Encontro da Juventude Estigmatina é um retiro que acontece desde 2013 em Guarapuava e chega agora à sua 11ª edição. É um tempo forte de espiritualidade, convivência e crescimento na fé para os jovens”, destaca.
Os participantes fazem parte da Juventude Estigmatina porque a paróquia é orientada pelo carisma estigmatino de São Gaspar Bertoni, fundador da Congregação dos Sagrados Estigmas (CSS). É a única paróquia estigmatina de Guarapuava, embora esse carisma esteja presente em diversas cidades do país, com forte atuação no estado de São Paulo.
A proposta da Pastoral da Juventude Estigmatina (PJEst) vai além dos encontros formativos. “Para fazer parte da PJEst, basta participar dos nossos grupos de jovens nas comunidades. São momentos voltados à oração, mas também à alegria de ser jovem, com muita animação, jogos e brincadeiras”, explica Andressa.
Restam pouquíssimas fichas, que devem ser finalizadas nos próximos dias. Mais informações podem ser obtidas pelo perfil oficial no Instagram: @pjest_guarapuava.
O EJE se consolida, assim, como um espaço de evangelização juvenil, fortalecendo a fé, a convivência comunitária e o protagonismo dos jovens na vida da Igreja.





