Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dom Amilton presidiu Santa Missa para participantes da Especialização em Pastoral numa Igreja em Saída

O bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva presidiu, na manhã desta sexta-feira, 23 de janeiro, a Santa Missa com os alunos do Curso de Especialização em Pastoral numa Igreja em Saída, realizada no Centro de Formação San Juan Diego. O curso está em seu primeiro módulo, com duração de duas semanas, reunindo sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos de diferentes dioceses.

A formação é promovida pelo CNBB Regional Sul 2, em parceria com a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Vice-presidente do Regional Sul 2, Dom Amilton destacou a importância da iniciativa para a vida da Igreja. “Todos nós sentimos a necessidade de estarmos bem formados para bem informarmos. A falta de formação faz com que não consigamos dar boas respostas, à luz da fé e da Palavra de Deus, para tantos desafios do mundo moderno”, afirmou. Para o bispo, não se trata apenas de transmitir informações, mas de aprofundar aquilo que se crê, tendo como centro o essencial do Evangelho: o amor a Deus e ao próximo.

Matéria em Vídeo

Em sua reflexão, Dom Amilton ressaltou que o curso está em sintonia com a caminhada da Igreja. “É uma formação muito importante para os nossos dias, uma Igreja em saída, inspirada nas palavras do Papa Francisco e que o Papa Leão XIV está dando continuidade. Está na linha da sinodalidade, da ministerialidade e da missionariedade”, disse, incentivando paróquias e comunidades a aproveitarem as oportunidades formativas oferecidas pelo Regional Sul 2.

Entre os participantes está o padre Thiago Souza, pároco da Paróquia Santana, que partilhou sua motivação para integrar a especialização. “O que me motivou foi poder aprender, vendo as necessidades da comunidade, como melhor servir ao povo de Deus e fortalecer as pastorais. Como o curso acontece aqui na diocese, achei importante fazer essa atualização num tema tão atual”, destacou.

27 alunos participam do curso

Também participa da formação o diácono Messias Batista de França, ordenado há pouco mais de um mês. Para ele, a formação é central na missão evangelizadora. “Tenho uma confiança muito grande no processo formativo. A formação é o carro-chefe da nossa evangelização”, afirmou. O diácono ressaltou ainda que a especialização contribuirá para levar às paróquias projetos concretos de ação pastoral e evangelização.

Da Diocese de Guarapuava também participam da especialização os padres Carlos Egler (Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores – Guarapuava), Altair Fernandes (Paróquia São Sebastião – Goioxim) e João Rafael Alves (Paróquia Sant’Ana e São Joaquim – Pitanga).

O curso de Especialização em Pastoral numa Igreja em Saída busca qualificar agentes para um testemunho mais eficaz da fé, da esperança e do amor, reforçando o compromisso da Igreja com a formação permanente e com a missão evangelizadora em diálogo com os desafios do tempo presente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *