Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em Nova Laranjeiras, Dom Amilton celebra missa em honra a Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina

Nesta terça-feira, 12 de dezembro, quando a Igreja Católica celebra a memória litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, o bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, presidiu a Santa Missa na comunidade de Nova Laranjeiras que leva o nome da Virgem morena, reunindo fiéis em clima de devoção apesar da chuva persistente.

A devoção a Nossa Senhora de Guadalupe remonta às aparições marianas de 1531, no México, quando a Virgem Maria teria se manifestado ao indígena São Juan Diego no monte Tepeyac e deixado sua imagem estampada de forma milagrosa no manto (tilma) do indígena, que hoje se conserva na Basílica de Guadalupe, na Cidade do México, um dos santuários marianos mais visitados do mundo. Sua festa litúrgica é celebrada no dia 12 de dezembro em toda a Igreja Latina em memória desses acontecimentos que marcaram a evangelização das Américas.

Ao longo dos séculos, a devoção à Nossa Senhora de Guadalupe ganhou reconhecimento universal: em 1875, a imagem foi solenemente coroada, e em 1945 o Papa Pio XII proclamou Nossa Senhora de Guadalupe como Padroeira de toda a América Latina, consagração depois reafirmada pelo Papa João Paulo II em sua visita ao México em 1979.

Na celebração em Nova Laranjeiras, Dom Amilton destacou a importância espiritual da data para a Igreja e para os povos latino-americanos. Nas suas redes sociais, o prelado registrou: “Nem a chuva prejudicou a bonita festa. Senhora de Guadalupe, protegei a nossa América, particularmente os povos indígenas. Que a cultura, suas terras e seu jeito de ser e se expressar sejam valorizados, respeitados e protegidos. Viva Nossa Senhora de Guadalupe!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *