
Localizado às margens da PR-170, em Guarapuava, o Santuário Tabor das Vocações, pertencente ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, celebrou neste domingo seus 35 anos de fundação. A comemoração reuniu centenas de fiéis, vindos de diversas paróquias da Diocese de Guarapuava, para participar da Santa Missa presidida por Dom Amilton Manoel da Silva, bispo diocesano.
O Santuário tornou-se, ao longo das décadas, referência espiritual para a cidade e para toda a diocese. Entre os fundadores, o médico Jorge Luiz Massaro, que chegou a Guarapuava em 1979, recorda o início da caminhada do movimento na cidade. “Nós chegamos em Guarapuava em 1979 e, a partir das novenas de Natal com os vizinhos, formamos o primeiro grupo de Schoenstatt. Foi desse grupo que nasceu o desejo de construir o Santuário. Por graça de Deus, recebemos este terreno do doutor Jacir e da doutora Diana, e nos empenhamos muito para erguer este espaço sagrado”, contou.

Massaro lembrou ainda o apoio recebido da Igreja local: “Dom Frederico, que era o bispo na época, e os padres Honorino João Muraro, Salvador e Napoleão nos apoiaram intensamente. O clero sempre esteve conosco. E assim, com muito trabalho, dedicação e com a ajuda da Mãe de Deus, o Santuário foi inaugurado há 35 anos. Hoje, vemos como ele se tornou vivo na nossa diocese”, afirmou.
O médico destacou também o movimento constante do local: “Todos os dias há pessoas chegando e saindo, especialmente nos fins de semana. Temos Missas frequentes e sempre com grande participação. O Santuário se tornou parte da vida da cidade.”
Matéria em vídeo
A devoção à Mãe e Rainha Três Vezes Admirável é fortemente alimentada pela Campanha da Mãe Peregrina, iniciada por João Pozzobon, o leigo gaúcho recentemente reconhecido como Venerável pela Igreja Católica em 2025. “A origem da Mãe Rainha vem dessa peregrinação que João Pozzobon iniciou em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e que se espalhou por todo o Brasil e outros países. É um apostolado muito firme e frutuoso”, lembrou Massaro.
O bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva ressaltou a importância espiritual e pastoral do Tabor das Vocações para Guarapuava e para toda a diocese: “Este Santuário é um espaço de devoção, de oração e de compromisso. Pela oração escutamos a voz de Deus e nos comprometemos com os seus apelos, que sempre nos conduzem ao amor a Ele e aos nossos irmãos”, disse o bispo.

Dom Amilton também recordou o significado do título Tabor das Vocações: “Este lugar nos convida a rezar e a tomar consciência de que a Igreja precisa de sacerdotes, religiosos e religiosas, mas também de leigos comprometidos nas pastorais e movimentos. O Tabor das Vocações é um espaço para despertar e fortalecer essas respostas de amor a Deus e à Igreja”, afirmou.
Após a celebração, os fiéis participaram de um almoço com churrasco, seguido de tarde festiva, marcada por momentos de convivência e alegria.

O Santuário de Schoenstatt Tabor das Vocações, em Guarapuava, segue sendo, há 35 anos, um lugar de encontro com Deus, de graças e de renovação da fé, onde a Mãe e Rainha Três Vezes Admirável continua acolhendo e abençoando seus filhos com ternura materna.





