
Em clima de fé e comunhão, a Paróquia Sant’Ana, em Guarapuava, acolheu na noite de quinta-feira, 9 de outubro, dois novos sacerdotes em sua caminhada pastoral: o padre Erico Gabriel Gurkowski, nomeado administrador paroquial, e o padre Thiago Santos Souza, da Comunidade Bethânia, que assume a função de vigário paroquial.
A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, e contou com expressiva participação da comunidade paroquial, marcada por emoção, alegria e espírito de acolhida.

Logo no início da Santa Missa, o chanceler da Cúria Diocesana, padre Marinaldo Cheliga, fez a leitura dos decretos de nomeação. “Nomeio o reverendíssimo senhor padre Erico Gabriel Gurkowski para ocupar o ofício de administrador paroquial da Paróquia Sant’Ana, em Guarapuava”, diz o texto assinado por Dom Amilton. “O presbítero nomeado tem os mesmos deveres e direitos que o pároco, especialmente no ofício de assistir aos matrimônios e dar a bênção nupcial (…). Pedimos que ajude os fiéis a constituírem uma comunidade missionária e solidária, completamente inserida na caminhada da Igreja diocesana e universal.”
Na sequência, foi lida a provisão de ofício do novo vigário paroquial. “Nomeio o reverendíssimo senhor padre Thiago Santos Souza para o ofício de vigário paroquial da Paróquia Sant’Ana”, registrou o documento assinado pelo bispo. “O presbítero nomeado desempenhará sua função como colaborador primeiro do administrador, sendo responsável pelos cuidados pastorais, pela animação e acolhida do povo de Deus e pela administração dos sacramentos.”
No início da Santa Missa Dom Amilton acolheu e agradeceu os padres: “Agradeço a vocês por estarem aqui e assumirem essa paróquia. Uma caminhada bonita, desafios ao longo dos tempos porque somos humanos, mas Deus tem feito maravilhas a partir dessa paróquia, com um testemunho bonito de vida, de dinamização evangelizadora e agora com a continuidade aqui está o administrador paroquial e também o padre Thiago. O padre Érico tem a Paróquia São Luiz Gonzaga e São Carlo Acutis, e a Ação Evangelizadora da diocese, então ele estará na administração, mais na questão jurídica. O padre Tiago que permanecerá o tempo todo praticamente aqui. Vocês terão um bom atendimento sempre”.

Em sua homilia, Dom Amilton dirigiu uma palavra especial às lideranças e aos paroquianos: “Vocês sabiam que são uma paróquia de um diferencial muito grande para a cidade de Guarapuava e para toda a nossa diocese?”, destacou. “Vocês têm fama de grandes evangelizadores, de homens e mulheres comprometidos com o Evangelho. Por isso, nessa mudança, continuem com o mesmo dinamismo e entusiasmo.”
Ao final da celebração, a coordenadora do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), Néia Godoy, expressou em nome da comunidade o carinho e a gratidão pelos novos padres e pelo bispo diocesano. “Que a presença, a oração e o testemunho de vocês renovem em nós o ardor missionário, o amor à Eucaristia e o zelo pela comunidade”, disse. “Padre Érico, que o Senhor lhe conceda sabedoria e fortaleza para conduzir esta paróquia com o coração de pastor. Padre Thiago, que sua presença seja sinal da juventude e da alegria do Espírito Santo. E, Dom Amilton, nosso sincero agradecimento por seu cuidado pastoral e por confiar nossa paróquia a esses sacerdotes.”
Em seguida, o padre Érico dirigiu-se aos fiéis e ao bispo com palavras de gratidão: “Obrigado a vocês, da Paróquia Sant’Ana, que nos acolhem com amor e carinho para os trabalhos pastorais que estaremos desenvolvendo. Agradeço também a confiança de Dom Amilton por nos confiar essa missão. Estamos juntos, vamos trabalhar juntos para que o Reino de Deus aconteça.”

Já o padre Thiago, ordenado há apenas 11 meses, recordou com emoção que parte de sua caminhada vocacional está ligada à comunidade que agora o acolhe. “Foi aqui que iniciamos o tríduo em preparação para a minha ordenação sacerdotal”, lembrou. “Deus nos dá a oportunidade de colaborar e servir nesta paróquia que tanto acolheu a Comunidade Bethânia. Contem comigo, com meu sacerdócio e com tudo aquilo que eu puder oferecer — mas a gente não faz nada sozinho… conto com vocês.”
A noite foi marcada por alegria, fé e espírito de comunhão, expressando a viva esperança de uma nova etapa pastoral sob a intercessão de Sant’Ana, mãe de Maria e padroeira da comunidade.