
Neste sábado, 27 de setembro, a Diocese de Guarapuava celebra com gratidão e esperança os 39 anos da Pastoral da Criança, que tem transformado vidas por meio do cuidado, da fé e da solidariedade.
A comemoração será marcada por uma Santa Missa às 19h, na Catedral Nossa Senhora de Belém, reunindo líderes, famílias e comunidades que ao longo das décadas se dedicaram a essa missão.
Para o bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, a data é um marco da força do trabalho pastoral na região. “É com grande alegria que celebramos os 39 anos de atuação da Pastoral da Criança. Reconhecemos a urgência e a importância contínua desta iniciativa, que tem sido fundamental ao longo do tempo e permanece vital em nossos dias”, destacou.
O bispo recordou ainda que a missão pastoral vai além do cuidado imediato das crianças, alcançando famílias inteiras. “A Pastoral da Criança tem impactado positivamente a vida de inúmeras crianças. Atualmente, o cuidado se estende não apenas à criança, mas também à família, às gestantes, demonstrando uma dedicação especial em todos os locais e municípios da nossa querida Diocese de Guarapuava”, acrescentou.
Entre tantas histórias de dedicação, está a da líder Maria Glina, que há mais de duas décadas se entrega a esta missão. “Sou da Pastoral da Criança desde 2001. Iniciei meu trabalho na Paróquia Bom Jesus, onde permaneci até 2013. Posteriormente, transferi-me para a Paróquia Santana, onde continuo atuando. Ao todo, dedico-me a este trabalho voluntário há 24 anos”, contou.

A experiência, para ela, vai além de uma função pastoral: é vocação de vida. “Dentre as atividades que desenvolvo após minha aposentadoria, a Pastoral da Criança é aquela que mais me gratifica e me traz alegria. Tenho grande apreço pelas crianças que acompanho. Atualmente, cuido de crianças que são filhos daquelas que acompanhei no passado. Agora, são os filhos das mães que eu auxiliava que participam da Pastoral da Criança”, relatou emocionada.
Ao final, Dom Amilton deixou uma mensagem de encorajamento aos líderes e voluntários: “Que a motivação seja constante. Que, em Jesus Cristo e com Ele, possamos continuar a salvar vidas. Pois, como ensina o lema da Pastoral da Criança da Diocese de Guarapuava, Jesus Cristo veio para que todos tenham vida e a tenham em plenitude”.
Segundo Vera Neves Dangui, coordenadora diocesana, são cerca de 160 líderes atuando na diocese.
A celebração desta noite será, portanto, um momento de memória, ação de graças e renovação do compromisso com as crianças e famílias que encontram na Pastoral da Criança apoio, fé e esperança.