
Neste domingo, 28 de setembro, a Paróquia Bom Jesus, de Guarapuava, realizará sua peregrinação ao Santuário Diocesano Nossa Senhora de Belém, em clima de oração e comunhão com a Diocese.
A caminhada terá início às 9h, em frente à Igreja Matriz, no Jardim Pérola do Oeste. Ao chegar ao santuário, os fiéis participarão de um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Em seguida, às 10h30, será celebrada a Santa Missa na Catedral Nossa Senhora de Belém.
Indulgência Plenária no Jubileu da Esperança
Durante este Ano Jubilar da Esperança, os fiéis devidamente preparados podem receber a Indulgência Plenária, ou seja, a remissão das penas dos pecados já perdoados na confissão sacramental, conforme as condições estabelecidas pela Igreja.
Na Carta Pastoral “Na Igreja Particular de Guarapuava: Sinodal, Ministerial e Missionária Somos Peregrinos da Esperança!”, o bispo diocesano, dom Amilton Manoel da Silva, recorda que a Indulgência Jubilar, concedida pelo Santo Padre, pode ser alcançada pelos peregrinos que se dirigirem ao Santuário Diocesano Nossa Senhora de Belém.
Para lucrar a Indulgência, o fiel deve cumprir alguns requisitos:
- realizar a peregrinação até o santuário;
- dedicar ao menos 30 minutos à Adoração Eucarística, concluindo com o Pai-Nosso, o Creio e uma Ave-Maria nas intenções do Papa;
- buscar a Confissão Sacramental e a Comunhão Eucarística, podendo estes ser realizados até 20 dias antes ou depois da peregrinação.
A Indulgência pode ser aplicada tanto para si mesmo quanto em sufrágio pelas almas do purgatório.
Locais de peregrinação na Diocese
Além do Santuário Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, a Diocese oferece outros locais jubilares para as peregrinações:
- Santuário Nossa Senhora da Salette, em Manoel Ribas (Barra Santa Salette);
- Santuário Nossa Senhora das Graças, em Prudentópolis;
- Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro – Częstochowa, em Virmond.
Dessa forma, cada decanato da Diocese de Guarapuava conta com um espaço especial de devoção, para que os fiéis possam viver a graça da peregrinação jubilar e experimentar mais intensamente a misericórdia de Deus.