
Em celebrações presididas pelo padre Edmar Eing, reitor do Seminário Maior de Teologia São Paulo VI, dois seminaristas que estão na etapa da Teologia – conhecida como etapa da configuração – receberam o ministério do acolitato neste final de semana.
No sábado (6), a celebração aconteceu na Paróquia Santo Antônio, em Rio Bonito do Iguaçu, onde o seminarista Messias de França foi instituído acólito. Já no domingo (7), foi a vez do seminarista Emerson Luis Ramos, que recebeu o ministério na Paróquia Imaculada Conceição, no distrito da Palmeirinha, em Guarapuava.

O bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, manifestou sua alegria pelas vocações em publicação nas redes sociais: “A Diocese de Guarapuava se alegra com vocês, queridos seminaristas, por este passo firme a caminho do sacerdócio. Deus vos abençoe. Rezemos pelas vocações.”
De acordo com o Pontifical Romano, o ministério do acolitato é confiado àqueles que desejam dedicar-se de modo especial a Deus e à Igreja. O acólito é instituído para cuidar do serviço do altar, ajudar o diácono e servir o sacerdote nos atos litúrgicos, sobretudo na celebração da Santa Missa. Este ministério, portanto, é um importante passo na formação dos futuros padres.