Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Encontro anual reúne colaboradores da Diocese de Guarapuava para dia de espiritualidade e formação

Foto: Rafaelli Peres

A Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, conhecida como Casa de Líderes, em Guarapuava, acolheu nesta terça-feira, 26 de agosto, o Encontro Anual de Espiritualidade e Formação para os Colaboradores da Diocese de Guarapuava. Ao todo, 244 colaboradores participaram do evento, que neste ano refletiu sobre o tema “Saúde Espiritual e Mental”.

Foto: Terezinha Lima

A programação iniciou-se às 7h30 com o café da manhã. Às 8h30, foi celebrada a Santa Missa, seguida de uma palestra conduzida pelo bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, que destacou a importância do cuidado com a saúde espiritual. Por volta das 11h15, os participantes viveram um profundo momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Segundo o administrador da Mitra Diocesana de Guarapuava, Fábio Bail, o encontro já é tradição na Diocese e acontece anualmente na Casa de Líderes. Ele explicou que a proposta é proporcionar um espaço de espiritualidade, partilha e formação para os colaboradores que atuam nas paróquias. “Enquanto muitas empresas promovem encontros no final do ano, nós optamos por realizá-lo em agosto, como um tempo de renovação”, disse.

Após o almoço a psicóloga Eucaris Santos ministrou a palestra sobre Saúde Mental, destacando a necessidade de equilíbrio emocional e cuidado integral da pessoa humana. Em seguida, houve um momento de confraternização com sorteio de brindes.

Na sequência, os colaboradores foram divididos em quatro grupos de trabalho, conforme a área de atuação: financeiro, sacramentos, cozinha e zeladoria. Fábio detalhou que neste ano participaram também os trabalhadores das chácaras da Diocese, que receberam orientações sobre segurança no trabalho e uso correto de EPIs. As cozinheiras participaram de uma formação com nutricionista, trocando experiências sobre preparo de alimentos.

“Toda a parte da manhã foi com bispo, ele fez toda uma dinâmica e deixamos a parte da tarde para tratar de assuntos mais técnicos e formativos. A Mitra organiza, mas todos participam em sinodalidade, partilhando experiências e fortalecendo a caminhada”, ressaltou Fábio.

Na área dos sacramentos, foram abordadas dúvidas sobre o sistema Theós, especialmente quanto ao módulo voltado ao registro dos sacramentos. “O sistema possui vários módulos e um deles é exatamente este, e que gera muitas dúvidas, mas é claro que nós também, através da Mitra Diocesana, tiramos as dúvidas no dia a dia com os secretários paroquiais”.

Já no grupo financeiro, os colaboradores tiveram muitas dicas. “Com o padre Itamar Turco representando o clero, e o representante do sistema Theós, tratamos com os colaboradores sobre a questão financeira, uso de sistema, cartão de crédito e etc”.

Durante todo o dia, os participantes também contaram com a presença de profissionais da saúde, que ofereceram atendimentos e avaliações voltadas ao bem-estar.

mais fotos nas redes sociais @diopuava

Reportagem Jorge Teles com imagens de Mauricio Toczek

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress