Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

De quem devo me fazer próximo?

As leituras bíblicas de hoje, nos respondem esta pergunta.

Na 1ª leitura (Dt 30,10-14), Moisés convida o Povo a aderir aos mandamentos, que correspondem aos anseios profundos da pessoa humana, é o caminho seguro, que nos conduz à felicidade eterna desejada.

A 2ª leitura (Cl 1,15-20) mostra Cristo como o centro de toda a criação. É um hino cristológico, em que Paulo apresenta Cristo como “imagem do Deus invisível” e o “primogênito de toda a criatura”. Aquele que se fez próximo de nós e pede proximidade com o outro.

No Evangelho (Lc 10,25-37), Cristo aponta o caminho da vida eterna, respondendo a duas perguntas de um Mestre da Lei: “Que devo fazer para alcançar a vida eterna?”. Jesus responde: amor a Deus e o amor ao próximo… (Dt 6,5; Lev 19,18) e ainda diz: “Faze isto e viverás”. “E quem é o meu próximo?”, pergunta o homem da lei. Jesus responde com a parábola do bom samaritano. Um homem é assaltado por ladrões que o deixam jogado meio morto à margem da estrada. Por ali passa um Sacerdote, um Levita, e um Samaritano. Esse “pagão” sente “compaixão” (sentimento próprio de Deus). Aproxima-se dele, derrama óleo e vinho nas feridas. Depois o coloca em seu animal e completa os cuidados na pensão. E Jesus concluiu: “Vai e faze tu o mesmo”. Mais importante do que saber quem é o “próximo”, é tornar-se próximo de quem precisa. Jesus foi o verdadeiro Bom Samaritano, que antes de ensinar a parábola tornou-a realidade em sua vida acolhendo a todos. Esse gesto é um aspecto fundamental da missão da Igreja.

Olhe ao seu lado e veja quem está precisando de ajuda.

Bom domingo!
Deus te abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress