Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dom Amilton inicia série de reuniões com os decanatos da Diocese de Guarapuava

Teve início na manhã desta segunda-feira, 7 de julho, a primeira de uma série de reuniões bimestrais entre o bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, e os padres dos decanatos da Diocese de Guarapuava. O primeiro encontro aconteceu na manhã de hoje na Comunidade Santa Rita, em Guarapuava, pertencente à Paróquia São Luiz Gonzaga Beato Carlo Acutis, reunindo os presbíteros do Decanato Centro.

Durante a reunião, foram tratados diversos assuntos pastorais e administrativos de interesse diocesano. “Essas reuniões acontecem a cada dois meses em uma paróquia do decanato. Hoje foi com o Decanato Centro, e a partir de amanhã seguiremos com os demais decanatos”, explicou Dom Amilton.

Entre os temas abordados, o bispo destacou a conversa sobre os movimentos pastorais e associações de fiéis, além de questões relacionadas à Missão Diocesana Juvenil (MDJ) e aos conselhos paroquiais. “Trabalhamos a Missão Diocesana Juvenil e também a questão dos conselhos — COPAE, CPP, conselhos de comunidades — pois precisamos escrever o regulamento interno da diocese em sintonia com o estatuto, que ainda não temos. É necessário sistematizar esses documentos, com normas e critérios mais claros”, ressaltou.

Um dos destaques do encontro foi a apresentação de um novo ministério que está sendo instituído na diocese: o Ministério da Esperança. Dom Amilton explicou: “A diocese confeccionou um manual e estarei instituindo esse ministério em cada paróquia. Ele será composto por leigos que, na ausência do padre, estarão responsáveis por coordenar as exéquias nos velórios, conduzir as orações, inclusive a bênção da sepultura quando for o caso, e rezar com as famílias enlutadas.”

As exéquias são as celebrações litúrgicas realizadas pela Igreja por ocasião da morte de um fiel cristão.

O bispo recordou ainda que a instituição de novos ministérios faz parte do caminho pastoral assumido pela Diocese: “O ministério nasce do nosso batismo, do protagonismo laical. Estamos efetivando vários ministérios dentro das diretrizes pastorais, com o objetivo de sermos uma diocese cada vez mais sinodal, ministerial e missionária.”

Outros temas também estiveram na pauta, como o processo de implantação das comunidades missionárias, o avanço da dimensão missionária nas paróquias e a organização das peregrinações jubilares. “Conversamos sobre os próximos passos das comunidades missionárias, visitas e formações. Teremos uma formação diocesana em agosto e intensificaremos as visitas missionárias em outubro. Algumas paróquias já vivem a missão de forma permanente. Também tratamos das peregrinações jubilares, como a dos idosos e enfermos, juventude, catequistas e catequizandos, pastoral familiar”, acrescentou Dom Amilton.

Todas essas iniciativas reforçam a caminhada da Diocese rumo ao Jubileu de 60 anos, a ser celebrado em 2026. As próximas reuniões com os decanatos seguem nesta semana:

  • Terça-feira (08/07) – Decanato Pitanga, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rosário do Ivaí
  • Quarta-feira (09/07) – Decanato Pinhão, na Paróquia São João Batista, em Prudentópolis
  • Quinta-feira (10/07) – Decanato Laranjeiras, na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Rio Bonito do Iguaçu

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress