Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Padre Anselmo Freski assume como novo pároco da Paróquia Santa Clara, em Candói

Na noite desta terça-feira, 10 de fevereiro, a comunidade da Paróquia Santa Clara, em Candói, viveu um momento marcante com a posse canônica do padre Anselmo Freski como novo pároco. A Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, e reuniu fiéis, padres da diocese, seminaristas, autoridades, familiares do sacerdote e representantes de diversas comunidades.

Em sua homilia, Dom Amilton destacou que esta é a primeira experiência do padre Anselmo como pároco, após atuar como vigário paroquial na Paróquia Sant’Ana, em Laranjeiras do Sul. O bispo dirigiu-se diretamente à assembleia, pedindo apoio ao novo pastor: “Tenho a certeza que vocês estarão junto com ele, ajudando ele a fazer uma bonita caminhada, como ele fez lá como vigário paroquial em Laranjeiras do Sul. Vocês estão dispostos a ajudar o Padre Anselmo? Sim. Muito bem”.

Dom Amilton aproveitou para reforçar a importância da sinodalidade, recordando o caminho apontado pelo Papa Francisco e também pelo Papa Leão XIV. “Este ‘sim’ significa caminhar juntos. Mas não adianta a gente caminhar juntos se nós temos ideias diferentes e batemos em cima das ideias. Assim a gente não caminha. A Igreja Católica é uma instituição há mais de dois mil anos porque a unidade é garantida por Jesus. Ele garante a unidade. Agora temos que nos esforçar para viver a unidade com Ele e a comunhão entre nós”. O bispo ainda recordou a imagem do Corpo Místico de Cristo: “Ele é a cabeça e nós somos os membros. E o sangue é o Espírito Santo que circula nas veias desta Igreja, fazendo com que ela não pare o seu dinamismo evangelizador”.

Ao final da celebração, o novo pároco dirigiu palavras emocionadas de agradecimento. Padre Anselmo iniciou voltando-se a Deus: “A Ele toda a honra, toda a glória e toda minha gratidão por me confiar, através da Igreja, o cuidado desta porção do seu povo. Sem o Seu auxílio, nada sou. Com a sua graça, tudo posso realizar para o seu Reino”.

O sacerdote também agradeceu a presença da família, que veio de Pinhão, aos amigos da Paróquia Sant’Ana de Laranjeiras do Sul, aos seminaristas e às autoridades municipais. Em tom de despedida da comunidade anterior, afirmou: “Hoje o meu servir muda de endereço, mas a nossa comunhão no altar de Cristo permanece viva”.

Dirigindo-se aos fiéis de Candói, padre Anselmo destacou quatro pilares que irão conduzir seu ministério: oração, serviço, obediência e comunhão. “Nada faremos sem Deus. Comprometo-me a ser o primeiro a rezar por vocês e com vocês. Não vim para ser servido, mas para ser o servidor de todos. Assumo esta paróquia em total fidelidade ao nosso bispo e à Santa Igreja. E quero trabalhar lado a lado com as comunidades, pastorais, movimentos e grupos, para que nossa unidade seja o maior sinal da presença de Cristo entre nós”.

Padre Anselmo sucede o padre Edinaldo Tonette, que nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, assume a Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Marquinho. A Diocese segue, assim, seu caminho missionário, com novas etapas e novos desafios, confiando que, na unidade e na comunhão, a Igreja continua viva e fiel à sua missão evangelizadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *