
A Diocese de Guarapuava deu início, neste ano de 2026, às atividades formativas dos seus seminários, reafirmando o cuidado com a formação humana, espiritual, intelectual e pastoral dos futuros sacerdotes. Segundo o coordenador da formação, padre Everton Pavilaqui, todas as etapas do processo formativo já estão em andamento ou prestes a iniciar.
“Nós iniciamos as nossas atividades formativas deste ano de 2026 na nossa Diocese de Guarapuava. O Seminário Propedêutico Nossa Senhora de Belém já iniciou as suas atividades. O Seminário de Filosofia Jesus Divino Mestre começa já na semana que vem e o Seminário de Teologia também inicia na próxima semana”, explicou o sacerdote. Ao todo, a diocese conta atualmente com 24 seminaristas. “São nove seminaristas na etapa do Propedêutico, dez na etapa do Discipulado, que é a Filosofia, quatro na etapa da Teologia ou Configuração e um seminarista na etapa da Síntese Pastoral, que faz o seu acompanhamento na Paróquia Santo Antônio, em Rio Bonito do Iguaçu”, detalhou.
Matéria em áudio
A Diocese conta com três seminários, que acompanham as diferentes etapas da formação presbiteral. O Seminário Nossa Senhora de Belém – localizado no bairro Santana, em Guarapuava, acolhe os seminaristas da etapa propedêutica, voltada à maturação vocacional e espiritual antes do ingresso acadêmico. Também em Guarapuava, o Seminário Jesus Divino Mestre – situado no bairro Santa Cruz, é onde os seminaristas cursam Filosofia, aprofundando a formação intelectual e pastoral. Já o Seminário Maior de Teologia São Paulo VI – com sede em Curitiba, é destinado aos seminaristas da etapa teológica, a última antes da ordenação sacerdotal, consolidando a preparação doutrinal e missionária.
Padre Everton avaliou de forma positiva o momento vivido pela formação sacerdotal diocesana e destacou que o caminho formativo apresenta sinais de crescimento. “Curitiba é um caminho consolidado, devido ao espaço que nós conquistamos na faculdade e também pelo espaço cultural que a própria cidade proporciona. A nossa perspectiva é crescer. Estamos com um número expressivo de seminaristas na etapa do Discipulado e as perspectivas para os próximos anos, já a partir deste ano, são muito boas”, afirmou.
Início da caminhada
No Seminário Propedêutico Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, os novos seminaristas foram acolhidos oficialmente neste final de semana. O reitor do seminário, Padre Matheus Kurta, falou com alegria sobre o início desta nova etapa. “Neste dia 8 de fevereiro, tivemos a alegria de acolher nove seminaristas que ingressam no Propedêutico neste ano jubilar da nossa diocese. O trabalho vocacional é fruto de um acompanhamento de longo tempo. Temos jovens que estavam há cerca de cinco anos em acompanhamento e agora decidiram dar esse passo”, explicou.
Atualmente, oito seminaristas já se encontram na casa formativa, com a chegada do nono prevista para os próximos dias. “Estamos aguardando ainda a chegada do nono seminarista, que em breve também estará conosco”, acrescentou o reitor.
Padre Matheus explicou ainda que a etapa do Propedêutico possui uma dinâmica própria, diferente do calendário escolar tradicional. “O nosso calendário não acompanha o calendário escolar. Temos certa liberdade com professores e disciplinas para ajustar as agendas. Nessas duas primeiras semanas, o foco é a adaptação: conversa, conhecimento mútuo, organização da casa e da rotina, porque tudo é novo para eles”, explicou. Ele ressaltou que essa fase envolve desde a convivência comunitária até aspectos simples do cotidiano. “A casa é nova, os horários, a alimentação, o quarto, dividir o espaço com outro colega. Tudo isso faz parte do processo formativo”, completou. Após esse período inicial, as disciplinas têm início com o apoio dos professores que colaboram na formação dos futuros sacerdotes.
Os oito seminaristas que já iniciaram a etapa do Propedêutico são: Luiz Guilherme Schon dos Santos, de Laranjeiras do Sul; Rafael Ferreira de Almeida, de Nova Tebas; João Vitor dos Santos, de Inácio Martins; Junior Antonio Staciak de Lima, de Santa Maria do Oeste; José Augusto de Jesus Freitas, de Guarapuava, da Paróquia Divino Espírito Santo; Kauã Henrique Lopes dos Santos, do distrito de Entre Rios; Murilo Morelli de Oliveira, de Laranjeiras do Sul; e Emerson Gabriel Gonçalves Socha, de Cândido de Abreu. Nos próximos dias, deverá integrar o grupo o seminarista Everton Katzer, também de Cândido de Abreu.
O início das atividades formativas reforça o compromisso da Diocese de Guarapuava com a promoção das vocações sacerdotais e com uma formação sólida, gradual e integrada, em sintonia com a missão evangelizadora da Igreja.




