
Inicia-se mais um Ano Litúrgico, no qual relembramos e revivemos os mistérios da história da Salvação. Nesse Ano A, o Evangelho de Mateus terá uma atenção especial. Com o Advento, entramos no tempo que nos prepara para o Natal do Senhor. A palavra Advento significa “Vinda”, chegada; assim nos preparamos para a vinda de Cristo por ocasião do Natal. A Liturgia de hoje é um apelo à vigilância, para acolher os sinais de Deus.
Na 1ª leitura (Is 2,1-5), Isaías profetiza a vinda de um descendente de Davi, que trará justiça e paz para o seu povo. O sonho do profeta começa a realizar-se em Jesus, mas ainda estamos longe dessa terra de justiça e de paz.
Na 2ª leitura (Rm 13,11-14), Paulo nos convida a “acordar” para descobrir os sinais do novo dia que já raiou e caminhar ao encontro da salvação, deixando as obras das trevas e vestindo as armas da luz.
O Evangelho (Mt 24,37-44) é um apelo à vigilância permanente, para reconhecer o Senhor na sua chegada. Aparecem, então, exemplos: O dilúvio apanhou de surpresa os preocupados apenas em gozar a sua “vidinha” descomprometida. Homens e mulheres preocupados apenas com a vida cotidiana e não com as coisas de Deus. O dono da casa que vigiaria se soubesse que o ladrão viria roubar a sua casa. Vigiar significa acolher as oportunidades de salvação, que Deus nos oferece. Jesus está sempre vindo: nas palavras de quem nos orienta para o bem, nos gestos de amor dos irmãos, no esforço de quem se sacrifica para construir um mundo mais justo e fraterno, etc.
Como desejo me preparar para o Natal desse ano?
Bom domingo!
Deus te abençoe.





