Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Finados, o dia da esperança cristã

Celebramos neste domingo o dia de Finados. É uma oportunidade especial para rezar mais pelos nossos mortos e lembrar a alegre verdade sobre a qual está fundada a nossa fé: a ressurreição. O Cristianismo não celebra o culto à morte, mas à vida. Por isso, este dia não é uma comemoração para a tristeza, provocando saudade dos seres queridos que já nos deixaram, mas uma recordação cheia de esperança que expressa e continua a Comunhão dos Santos.

Na 1ª leitura (Jó 19,1.23-27a), Jó depois de tanto sofrimento e incompreensão por parte de todos, nessa vida terrena, enche-se de esperança Naquele que o ressuscitará dos mortos, “eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão”.

Na 2ª leitura (1Cor 15,20-24a.25-28), Paulo garante que a nossa esperança na salvação está apoiada em Jesus Cristo que por nós deu a vida e nos resgatou para a eternidade.

No Evangelho (Lc 12,35-40), Jesus pede a vigilância para que a morte não chegue de surpresa… Somos um presente do Pai para o Filho e quem crê no Filho e testemunhar o seu Evangelho terá a vida eterna. A visita aos cemitérios não deve se reduzir em levar flores aos túmulos, ou acender velas. Convém rezar pelos nossos mortos, pois “é santo e piedoso costume rezar pelos mortos” (2Mc 12,45). O cemitério é o lugar onde repousa nossa esperança cristã.

Que o dia de finados nos leve a proclamar com firmeza o artigo de fé do Credo: “Creio na ressurreição dos mortos e na vida que há de vir”. Pelos falecidos: Descanso eterno dai-lhes, Senhor. Que a luz perpétua os ilumine, descansem em paz. Amém.

Bom domingo!
Deus te abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *