
Na tarde do último sábado, 18 de outubro, na paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Curitiba (PR), aconteceu missa de ordenação episcopal do monsenhor frei Pedro Cesário Palma, nomeado bispo da diocese de Jardim (MS).

A celebração foi presidida pelo bispo de Patos de Minas (MG), dom frei Cláudio Nori Sturm, tendo como concelebrantes principais o arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antonio Peruzzo, e o arcebispo de Campo Grande (MS), dom Dimas Lara Barbosa. Concelebraram também vários bispos dos regionais Sul 2 e Oeste 1 da CNBB, dentre eles os respectivos presidentes: dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina; e dom Ettore Dotti, bispo de Naviraí (PR); bispos e freis da ordem dos Capuchinhos; diversos padres e diáconos. A Igreja esteve lotada com fiéis da comunidade local, das paróquias em que frei Pedro atuou, da diocese que irá assumir, bem como de familiares e amigos.
A nomeação de frei Pedro Cesário Palma como bispo de Jardim foi publicada pelo Vaticano em 22 de setembro. Até então, ele exercia o ministério de pároco da paróquia São Francisco de Assis, em Umuarama (PR).
Durante a homilia, Dom Cláudio destacou o lema episcopal escolhido por frei Pedro — “A esperança não decepciona” —, sublinhando que ele expressa a essência da missão do novo pastor:

“Lembra que o pastor vai à frente dos seus e indica que a missão do pastoreio é universal, abrangente, para todos. Não deve ser limitada a um local”, afirmou o bispo ordenante. Dom Cláudio também recordou a trajetória vocacional de frei Pedro, desde o ingresso na Ordem dos Capuchinhos até o serviço prestado em diversas frentes da vida religiosa. “Agora, o Espírito o conduz a um jardim de ampla terra de missão, para levar esperança e ampliar ainda mais a visão eclesial para novos horizontes”, acrescentou.
Após a homilia, teve início o rito de ordenação episcopal. Frei Pedro foi interrogado sobre sua fidelidade à fé e à missão da Igreja, e logo depois prostrou-se diante do altar, enquanto a assembleia entoava a Ladainha de Todos os Santos.
Em seguida, ocorreu o momento central da celebração: a imposição das mãos dos bispos e a oração consecratória, pela qual é invocado o Espírito Santo sobre o eleito. O rito prosseguiu com a unção da cabeça com o santo crisma e a entrega dos símbolos episcopais: Evangelho, sinal do anúncio da Palavra de Deus; o anel episcopal, expressão de fidelidade à Igreja; a mitra, símbolo da santidade; e o báculo, sinal do serviço pastoral e do cuidado com o povo de Deus. Por fim, o novo bispo foi conduzido ao presbitério, junto aos demais bispos, como um gesto de acolhida no colégio episcopal.
Em suas palavras de gratidão ao final da celebração, dom Pedro expressou profunda emoção: “Sinto-me pequeno diante do ministério episcopal que estou assumindo. Sei que não sou digno por méritos próprios, mas confio na graça daquele que me chamou. Repito com o apóstolo São Paulo: ‘É quando sou fraco que sou forte. É na fraqueza que Deus manifesta o seu poder’”.
A posse canônica na diocese de Jardim (MS) está marcada para o dia 30 de novembro, com uma Solene Celebração Eucarística na Catedral Nossa Senhora de Fátima, em Jardim (MS).
A Missa de Ordenação Episcopal foi transmitida ao vivo pela TV Evangelizar e permanece disponível para visualização no canal oficial da emissora.
Biografia
Dom Pedro Cesário Palma nasceu em 15 de agosto de 1961, em Lavrinha, município de Pinhalão (PR), filho de José Palma e Maria de Jesus Palma.
Ingressou no seminário em 1977, em Uraí (PR). Recebeu o hábito capuchinho em 2 de fevereiro de 1987, em Almirante Tamandaré (PR), e professou os votos temporários no ano seguinte. Emitiu os votos perpétuos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 7 de abril de 1991, sendo ordenado presbítero em 22 de fevereiro de 1992, pelas mãos de Dom Conrado Walter, então bispo de Jacarezinho (PR).
Na Província dos Capuchinhos do Paraná e Santa Catarina, Frei Pedro exerceu várias funções: missionário popular, professor, formador, pároco, superior local, secretário de formação, secretário de pastoral e membro do Governo Provincial em cinco mandatos — duas vezes como conselheiro, uma como vigário provincial e duas como ministro provincial.
Atualmente, era pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Umuarama (PR), e integrava o Conselho Econômico e o Conselho de Presbíteros da Diocese de Umuarama.
Além dos estudos em Filosofia e Teologia, é pós-graduado em Filosofia pela PUC-Minas, mestre em Teologia Fundamental pela Universidade Gregoriana de Roma e também jornalista.
Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2
Fotos: Faceboook Diocese de Jardim