
Nesta quarta-feira, 22 de outubro, Dom Amilton Manoel da Silva, bispo diocesano de Guarapuava, e um grupo de sacerdotes em peregrinação pela França visitaram a cidade de Lisieux, local marcado pela vida e espiritualidade de Santa Teresinha do Menino Jesus. A visita incluiu a Basílica dedicada à santa, o Carmelo onde ela viveu por nove anos e a casa de sua família, onde permaneceu até os 15 anos, antes de ingressar na vida religiosa.

“Minha irmã espiritual, Santa Teresinha, nos proporcionou esta graça… Em cada lugar visitado rezei por vocês”, escreveu Dom Amilton em mensagem aos fiéis da diocese.
Durante a visita, o bispo enviou também um vídeo aos missionários da Diocese de Guarapuava, com uma saudação especial em pleno Carmelo de Lisieux. “Olá, missionários e missionárias. Eu estou aqui diante do Carmelo, onde viveu Santa Teresinha do Menino Jesus, a padroeira das missões, por nove anos. Aqui é Lisieux. E comigo estão alguns padres também rezando por vocês, que neste mês missionário saíram em missão, visitando as famílias, o comércio, as pessoas e falando do amor de Deus, como Teresinha viveu, a partir deste Carmelo, irradiando o amor, a santidade, a conversão, a presença de Deus para o mundo”, disse o bispo.
Dom Amilton recordou ainda o título de Santa Teresinha como Doutora da Igreja e Padroeira das Missões, convidando os fiéis a se inspirarem em seu exemplo. “Santa Teresinha nos acompanha para que realmente vivamos a alegria do Evangelho e renovemos a cada dia o nosso ardor missionário. Por intercessão de Santa Teresinha, abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.”

A peregrinação tem sido marcada por momentos de oração e profunda comunhão com os santos que, ao longo da história, testemunharam a fé com simplicidade e amor. Em Lisieux, o grupo recordou o exemplo de Santa Teresinha, que do silêncio do Carmelo soube alcançar o mundo inteiro com sua “pequena via” de santidade.
Acompanham Dom Amilton na viagem os padres Carlos, Erico, Marinaldo, João Rafael e Reonaldo, todos da Diocese de Guarapuava. Também participam da viagem dois sacerdotes passionistas, congregação de Dom Amilton, o padre Rogério, de Osvaldo Cruz (SP), integrante do Conselho Provincial dos Passionistas da Província Getsêmani, e o padre Jackson, da Província Exaltação da Santa Cruz, que atua na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Luziânia (GO).