
Em peregrinação pela Europa, o bispo diocesano de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, viveu neste final de semana momentos intensos de espiritualidade e comunhão com a Igreja universal. Acompanhado dos padres Carlos, Erico, Marinaldo, João Rafael e Reonaldo, todos da Diocese de Guarapuava, e de dois sacerdotes passionistas — Padre Rogério, da Província Getsêmani, e Padre Jackson, da Província Exaltação da Santa Cruz — Dom Amilton tem percorrido templos e basílicas que guardam parte essencial da memória cristã.

Dom Amilton presidiu a Santa Missa em honra a São Paulo da Cruz, fundador da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas), na basílica romana que abriga seus restos mortais. “Alegria em presidir a Santa Missa solene, em honra a São Paulo da Cruz, em Roma, na basílica onde repousa os restos mortais de São Paulo da Cruz. Consegui celebrar em italiano — foi uma vitória”, escreveu o bispo em suas redes sociais.
Além da celebração, o grupo visitou a Basílica Santa Maria Maior, do século V — a primeira dedicada à Nossa Senhora no Ocidente. Lá, passaram pela Porta Santa e rezaram junto ao túmulo do Papa Francisco, em comunhão com a Igreja e os fiéis do mundo inteiro. Ainda visitaram as Missionárias da Caridade, fundação de Santa Teresa de Calcutá, e a Basílica de São Pedro das Correntes, local onde, segundo a tradição, o apóstolo Pedro esteve preso e foi libertado por um anjo.

“Visita às sepulturas de alguns Papas — São Paulo VI, Bento XVI e Beato João Paulo I. Visita ao túmulo do Apóstolo São Pedro e à Basílica São João Lateranense, a Catedral do Bispo de Roma. Conhecendo o ícone original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Casa Geral dos Redentoristas”, registrou Dom Amilton em nova publicação. As experiências vividas nesses dias têm unido oração, cultura e fé, fortalecendo o vínculo da Diocese de Guarapuava com o coração da Igreja.
Entrega de documentos no Vaticano
Durante a semana, Dom Amilton também cumpriu uma agenda oficial no Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, no Vaticano. Na ocasião, ele foi recebido pelo Cardeal Arthur Roche, prefeito do dicastério, e por Dom Vittorio Francesco Viola, secretário.
O bispo apresentou ao Dicastério um pedido formal de reconhecimento de Nossa Senhora de Belém como padroeira da Catedral, da cidade e da Diocese de Guarapuava, além de outras solicitações relacionadas ao calendário litúrgico próprio da diocese, incluindo a memória de São José (1º de maio) e de São Paulo VI (29 de maio). “Fui muito bem acolhido. O secretário entendeu o pedido e se mostrou atento aos detalhes. Creio que o decreto da Santa Sé não demorará e poderá chegar antes da Festa da Unidade, quando poderemos celebrá-lo com grande alegria”, declarou Dom Amilton.

Peregrinação continua rumo a Lourdes
A peregrinação europeia segue agora para Lourdes, na França, onde Dom Amilton rezará pelos enfermos e levará as intenções da Diocese de Guarapuava. “Estou indo a Lourdes, França. Rezarei pelos enfermos… Coloque seu pedido”, escreveu o bispo, convidando os fiéis a deixarem suas intenções em sua página no Facebook: facebook.com/amilton.manoeldasilva
.