Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comunidade Divino Pai Eterno fortalece caminhada com grupos missionários

Localizada próxima ao entroncamento das rodovias PR-170 e BR-277, perto do aeroporto de Guarapuava, a Comunidade Divino Pai Eterno, pertencente à Paróquia Divino Espírito Santo, na Vila Bela, é exemplo vivo da nova organização missionária que vem sendo implantada em toda a Diocese de Guarapuava.

A comunidade está dividida em seis Setores Missionários, e cada setor conta com pequenas as Comunidades Missionárias. Atualmente já são cerca de oito pequenas comunidades, que se reúnem regularmente para a oração, a partilha e a vivência comunitária da fé. Os setores, na organização missionária da Comunidade Pai Eterno, levam o nome de santos padroeiros e as comunidades são numeradas.

Na noite da sexta-feira, 12 de setembro, a Comunidade Missionária 1, do Setor Santa Edwiges, teve o Encontro com a Palavra na casa da dona Marli e do senhor Joarez, que residem há 35 anos no bairro. O encontro contou com a presença de seis pessoas, representando quatro famílias, e foi acompanhado por Rosângela Cardoso, coordenadora do Conselho Missionário Paroquial (COMIPA).

Uma dinâmica missionária permanente

De acordo com a coordenação, as Comunidades Missionárias tem, em sua maioria, na primeira sexta-feira do mês para o ‘Encontro com a Palavra’. Já na última segunda-feira, as famílias de todas as Comunidades Missionárias de um mesmo setor se reúnem para a ‘Celebração da Palavra’. Além disso, uma vez por mês acontece o encontro entre coordenação paroquial, coordenação setorial, coordenação das comunidades missionárias e ministros da Eucaristia, para avaliar e animar a caminhada.

Cada setor missionário conta ainda com uma capelinha dedicada ao santo padroeiro do setor, que circula durante o ano pelas casas das famílias. Esse gesto simples fortalece a espiritualidade popular e cria laços de unidade.

O projeto das Comunidades Missionárias

As chamadas Comunidades Missionárias são fruto das ‘Diretrizes Pastorais da Diocese de Guarapuava (2023–2026)’ e têm como inspiração as primeiras comunidades cristãs. O projeto busca resgatar a vivência da fé em pequenos grupos, sustentados pela Palavra, pela comunhão fraterna e pela missionariedade.

Cada Comunidade Missionária deve ser formada por 4 a 7 famílias, reunidas quinzenalmente em torno da Palavra de Deus. Esses encontros seguem um itinerário simples: oração, reflexão, partilha e celebração. Já os Setores Missionários agrupam várias comunidades, fortalecendo a rede de proximidade e cuidado.

Mais do que uma nova estrutura, trata-se de um estilo de ser Igreja, em sintonia com o chamado do saudoso Papa Francisco para uma comunidade em saída, próxima das famílias e atenta às realidades locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *