
O domingo, 19 de outubro, foi marcado por um dia especial na Cáritas Diocesana de Guarapuava: a celebração do Dia da Família Migrante, com atividades voltadas às crianças, adolescentes e suas famílias, em um clima de acolhida, partilha e convivência.
Segundo Suzete Orzechowski, secretária da Cáritas Diocesana, o encontro teve como objetivo fortalecer os laços entre brasileiros e migrantes atendidos pela instituição. “A assistente social Haysa Peters, juntamente com a professora de espanhol do projeto da Unicentro, Fernanda Kulis, foram responsáveis pelo trabalho junto aos pais, com a temática sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Em colaboração com nossa agente de integração Linying Hung Fuentes (Lin) e acadêmicas de Pedagogia da Unicentro, foram desenvolvidas atividades recreativas e esportivas entre as crianças e os adolescentes”, explicou Suzete.
As atividades envolveram dinâmicas, jogos e momentos de diálogo, promovendo o respeito, a convivência e a valorização da diversidade cultural. “Ao final, um lanche especial com a participação da culinária cubana, que preparou doces típicos, e um cachorro-quente à moda brasileira, feito pelos agentes voluntários do Decanato Centro, foi servido para comemorar e estreitar os laços entre brasileiros e migrantes bem-vindos ao nosso território”, completou Suzete.

O professor Cláudio Andrade, vice-presidente da Cáritas Diocesana, também esteve presente com sua família, colaborando com o registro do evento e acompanhando as atividades. “Essa articulação demonstra o quanto a Cáritas Diocesana pode contribuir para a garantia de direitos entre crianças e adolescentes, quando as famílias migrantes são acolhidas e informadas sobre a nossa legislação”, afirmou Cláudio, destacando o papel social e formativo da iniciativa.
A assistente social Haysa Peters e Lin avaliaram o encontro como uma experiência de grande valor humano e comunitário. “O trabalho valeu a pena. Foi um encontro familiar cheio de trocas, sensibilidade e confiança. Só temos a agradecer as parcerias, o envolvimento da equipe gestora e dos agentes Cáritas do Decanato Centro. A todos, nossa gratidão!”, declararam.
O evento reafirma a missão da Cáritas Diocesana de Guarapuava de promover a dignidade humana, a solidariedade e a integração entre povos e culturas, fortalecendo a presença acolhedora da Igreja junto às famílias migrantes.