Dois eventos importantes marcam a caminhada da Igreja do Paraná neste mês de setembro. Dos dias 17 a 19 de setembro, o episcopado paranaense estará reunido em sua 2ª assembleia anual; e na tarde do dia 19 até o domingo, dia 21, acontece um encontro formativo com bispos, padres e lideranças, chamado: “Conversa Sinodal e Propostas Pastorais inspiradas na Amoris Laetitia: Um olhar sobre o cuidado com as famílias”. Ambos os eventos acontecerão em Foz do Iguaçu (PR).
Assembleia dos Bispos do Paraná
Pela segunda vez neste ano, estarão reunidos em assembleia todos os arcebispos e bispos das 18 arqui/dioceses do Regional Sul 2 da CNBB e da metropolia e eparquia ucranianas, com sede no Paraná; e o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski.

A assembleia terá início no final da tarde de quarta-feira, dia 17, com uma missa na capela do Centro de Pastoral Shalom, em Foz do Iguaçu (PR), local do evento.
Ao longo de todo o dia de quinta-feira, 18, até o meio-dia de sexta-feira, 19, os bispos irão trabalhar sobre uma extensa pauta de temas, intercalada com momentos de oração e convivência fraterna. Entre os principais temas estão: a Missão São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná na Guiné-Bissau, África; a caminhada das pastorais; questões referentes à preparação para o próximo Congresso Missionário Americano (CAM7), que acontecerá em Curitiba, em novembro de 2029; comissão Especial para os Servidores do Altar; escola vocacional; políticas de saúde mental nos seminários; atualizações sobre o 5º Congresso Vocacional; preocupações e encaminhamentos relacionados à Pré-COP30; organização do 9º Intereclesial das CEBs do Paraná, previsto para abril de 2026, em Curitiba; curso de pós-graduação em “Teologia pastoral numa Igreja em saída”; e outras questões referentes à caminhada pastoral da Igreja no Paraná e à administração do Regional.
A assembleia terminará na sexta-feira, dia 19, com o almoço. Os bispos permanecerão em Foz do Iguaçu (PR) até domingo, dia 21, participando do estudo sinodal com os leigos, que iniciará na tarde do mesmo dia.
Conversa Sinodal e Propostas Pastorais Inspiradas na Amoris Laetitia: Um olhar renovado sobre o cuidado com as famílias

Nos dias 19 e 21 de setembro, no Centro de Pastoral Shalom, em Foz do Iguaçu (PR), acontece o encontro: “Conversa Sinodal e Propostas Pastorais Inspiradas na Amoris Laetitia”, reunindo 117 participantes. Entre eles estarão os arcebispos e bispos do Paraná, os padres coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora, casais da coordenação Regional da Pastoral Familiar, e leigos que atuam no âmbito da família nas dioceses do Paraná.
O encontro nasce da suspensão da 45ª Assembleia do Povo de Deus, que estava prevista para ocorrer na mesma data e local. Diante deste cenário, os bispos do Conselho Episcopal de Pastoral discerniram sobre a necessidade de aproveitar o tempo e a oportunidade para aprofundar a reflexão pastoral à luz da Amoris Laetitia, exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco, publicada em 2016.
A motivação central é responder à pergunta que surge neste tempo de espera pelas novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: “Como pensar a ação evangelizadora até a aprovação das novas diretrizes na próxima Assembleia Geral da CNBB?”
A resposta encontrada foi recorrer à riqueza antropológica e pastoral da Amoris Laetitia, que propõe um olhar mais inclusivo, misericordioso e realista sobre a vida conjugal e familiar, fortalecendo o compromisso da Igreja com o cuidado integral das famílias.
O evento contará com a assessoria do Prof. Dr. Diogo Marangon Pessoto e a participação de bispos em painéis sobre: misericórdia, consciência moral, implicações canônicas e propostas pastorais para casais em nova união. A metodologia unirá exposições, contribuições dos participantes e momentos de conversação espiritual.
Em meio às mudanças culturais e desafios éticos da atualidade, o Regional Sul 2 da CNBB deseja oferecer às dioceses instrumentos de reflexão e discernimento que ajudem a acolher, acompanhar e evangelizar as famílias, sempre com fidelidade ao Evangelho e ao espírito de comunhão eclesial.
No domingo, dia 21, será apresentada uma síntese das propostas pastorais construídas coletivamente, seguida da celebração eucarística de encerramento.
“Trata-se de um processo de escuta e diálogo, em espírito sinodal, que busca fortalecer a pastoral familiar e manter viva a ação evangelizadora neste tempo de espera”, destaca a organização.
Confira a entrevista com Dom Geremias Steinmetz sobre o encontro da Conversa Sinodal: