Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Muticom 2025 em Manaus mobiliza comunicadores e propõe ecologia integral como eixo central

Regional Sul 2 marca presença no 14⁰ Muticom

Iniciou nesta quinta-feira, 25 de setembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus AM, o 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom 2025), com o tema “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade justa”. O encontro comunicadores, agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM), profissionais e estudantes.

O Paraná marca presença expressiva, com mais de 20 participantes, fortalecendo a representatividade do Regional Sul 2 da CNBB.

Para Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava, referencial da PASCOM no Paraná e membro da Comissão Episcopal de Comunicação da CNBB, o Muticom vai além de um encontro pastoral. “Aqui nós estamos em mais de 700 pessoas, homens e mulheres que no dia a dia lidam com a comunicação, não só no seu trabalho, mas particularmente na Igreja.”

O bispo destacou que o Muticom traz sempre a marca da diversidade cultural do local onde acontece. “O evento tem um diferencial, porque abrangemos vários âmbitos da sociedade e buscamos trazer também a dimensão cultural dos lugares em que ele acontece. Por isso, este ano, estamos em Manaus.”

Celebração de abertura

Segundo Dom Amilton, a escolha da Amazônia como sede favorece reflexões urgentes. “O tema da Amazônia é muito importante para todos nós: celebração da Laudato Si, Campanha da Fraternidade, ecologia integral. Estamos unindo comunicação e cuidado com a Casa Comum.”

Ele ressaltou ainda que a comunicação deve estar a serviço da vida. “São profundas reflexões onde a comunicação faz chegar o cuidado, a necessidade com o meio ambiente, mas particularmente com o ser humano.”

A programação inclui painéis, oficinas, laboratórios e momentos culturais, sempre em sintonia com a realidade local. Para Dom Amilton, isso amplia o horizonte pastoral: “Temos momentos especiais de aprofundar dentro da realidade de cada um que aqui está. É a importância de olhar com mais carinho e atenção para a Casa Comum.”

O bispo também elogiou a acolhida da Igreja em Manaus. “Estamos diante de uma acolhida muito grande. O cardeal Dom Leonardo e toda a equipe recebem com carinho as várias realidades do Brasil aqui representadas.”

Osnilda Lima (Comunicação CNBB), Jorge Teles, Dom Amilton, Vanessa Paula (Coordenadora Regional da Pascom)

Com atividades até domingo, 28 de setembro, o Muticom promete deixar frutos para as dioceses. “É um momento importante. Temos muitas novidades para levar para as nossas dioceses e regionais”, concluiu Dom Amilton.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *