
Iniciou nesta quinta-feira, 25 de setembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus AM, o 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom 2025), com o tema “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade justa”. O encontro comunicadores, agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM), profissionais e estudantes.
O Paraná marca presença expressiva, com mais de 20 participantes, fortalecendo a representatividade do Regional Sul 2 da CNBB.
Para Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava, referencial da PASCOM no Paraná e membro da Comissão Episcopal de Comunicação da CNBB, o Muticom vai além de um encontro pastoral. “Aqui nós estamos em mais de 700 pessoas, homens e mulheres que no dia a dia lidam com a comunicação, não só no seu trabalho, mas particularmente na Igreja.”
O bispo destacou que o Muticom traz sempre a marca da diversidade cultural do local onde acontece. “O evento tem um diferencial, porque abrangemos vários âmbitos da sociedade e buscamos trazer também a dimensão cultural dos lugares em que ele acontece. Por isso, este ano, estamos em Manaus.”

Segundo Dom Amilton, a escolha da Amazônia como sede favorece reflexões urgentes. “O tema da Amazônia é muito importante para todos nós: celebração da Laudato Si, Campanha da Fraternidade, ecologia integral. Estamos unindo comunicação e cuidado com a Casa Comum.”
Ele ressaltou ainda que a comunicação deve estar a serviço da vida. “São profundas reflexões onde a comunicação faz chegar o cuidado, a necessidade com o meio ambiente, mas particularmente com o ser humano.”

A programação inclui painéis, oficinas, laboratórios e momentos culturais, sempre em sintonia com a realidade local. Para Dom Amilton, isso amplia o horizonte pastoral: “Temos momentos especiais de aprofundar dentro da realidade de cada um que aqui está. É a importância de olhar com mais carinho e atenção para a Casa Comum.”
O bispo também elogiou a acolhida da Igreja em Manaus. “Estamos diante de uma acolhida muito grande. O cardeal Dom Leonardo e toda a equipe recebem com carinho as várias realidades do Brasil aqui representadas.”

Com atividades até domingo, 28 de setembro, o Muticom promete deixar frutos para as dioceses. “É um momento importante. Temos muitas novidades para levar para as nossas dioceses e regionais”, concluiu Dom Amilton.